A PESQUISA SOBRE O ENSINO ESCOLAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS ENTRE NOVOS E VELHOS ANSEIOS: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75683 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "A PESQUISA SOBRE O ENSINO ESCOLAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS ENTRE NOVOS E VELHOS ANSEIOS: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "NESTE TRABALHO DE REVISÃO DE LITERATURA ANALISAMOS 29 ARTIGOS SOBRE O ENSINO ESCOLAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS, PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS NO ANO DE 2020. A PESQUISA ABRANGEU O MECANISMO DE PESQUISA MICROSOFT ACADEMICS, UTILIZANDO COMO REFERÊNCIA AS QUERIES “ENSINO-SOCIOLOGIA”, “ENSINO-CIÊNCIAS SOCIAIS”, “SOCIOLOGIA-ENSINO MÉDIO” E “CIÊNCIAS SOCIAIS-ENSINO MÉDIO”. PARA FAVORECER A CARACTERIZAÇÃO DOS ACHADOS, PRIMEIRO, LOCALIZAMOS E APRESENTAMOS UMA SÍNTESE DOS ASPECTOS MAIS SALIENTES DOS ARTIGOS (OBJETOS, ABORDAGENS E CONTRIBUIÇÕES) E DEPOIS PROCEDEMOS SEUS ENQUADRAMENTOS TEMÁTICOS E METODOLÓGICOS. NO GERAL, OS RESULTADOS DOS ENQUADRAMENTOS DEMONSTRAM: (1) A VALORIZAÇÃO DAS COLABORAÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA O SUBCAMPO DE PESQUISA, MANTENDO À TRADIÇÃO INTERDISCIPLINAR; (2) O DESTAQUE DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE, REFORÇANDO E ATUALIZANDO SUAS DEMANDAS; (3) A PREVALÊNCIA DAS PESQUISAS QUALITATIVAS, DOCUMENTAIS, COM TRATAMENTO EXPLORATÓRIO E ANÁLISE DE CONTEÚDO; (4) MAIOR INCIDÊNCIA DE PESQUISA DE NATUREZA TEÓRICA; (5) NA MAIORIA DOS ARTIGOS ANALISADOS HÁ TENTATIVA DE ESTABELECER DIÁLOGO COM AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICA E AS NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, TRAZENDO-AS PARA O TERRENO DAS PRÁTICAS ESCOLARES, DAS FORMAÇÕES DE PROFESSORES E DA PRODUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E DOS INSUMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?" "palavra_chave" => "ENSINO ESCOLAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, PRODUÇÃO CIENTÍFICA/ACADÊMICA, REVISTAS CIENTÍFICAS, ENQUADRAMENTO TEMÁTICO, ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID1102_01042021191314.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO CARVALHO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EDU" "autor_email" => "eduardo.cferreira2020@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75683 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "A PESQUISA SOBRE O ENSINO ESCOLAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS ENTRE NOVOS E VELHOS ANSEIOS: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "NESTE TRABALHO DE REVISÃO DE LITERATURA ANALISAMOS 29 ARTIGOS SOBRE O ENSINO ESCOLAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS, PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS NO ANO DE 2020. A PESQUISA ABRANGEU O MECANISMO DE PESQUISA MICROSOFT ACADEMICS, UTILIZANDO COMO REFERÊNCIA AS QUERIES “ENSINO-SOCIOLOGIA”, “ENSINO-CIÊNCIAS SOCIAIS”, “SOCIOLOGIA-ENSINO MÉDIO” E “CIÊNCIAS SOCIAIS-ENSINO MÉDIO”. PARA FAVORECER A CARACTERIZAÇÃO DOS ACHADOS, PRIMEIRO, LOCALIZAMOS E APRESENTAMOS UMA SÍNTESE DOS ASPECTOS MAIS SALIENTES DOS ARTIGOS (OBJETOS, ABORDAGENS E CONTRIBUIÇÕES) E DEPOIS PROCEDEMOS SEUS ENQUADRAMENTOS TEMÁTICOS E METODOLÓGICOS. NO GERAL, OS RESULTADOS DOS ENQUADRAMENTOS DEMONSTRAM: (1) A VALORIZAÇÃO DAS COLABORAÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA O SUBCAMPO DE PESQUISA, MANTENDO À TRADIÇÃO INTERDISCIPLINAR; (2) O DESTAQUE DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE, REFORÇANDO E ATUALIZANDO SUAS DEMANDAS; (3) A PREVALÊNCIA DAS PESQUISAS QUALITATIVAS, DOCUMENTAIS, COM TRATAMENTO EXPLORATÓRIO E ANÁLISE DE CONTEÚDO; (4) MAIOR INCIDÊNCIA DE PESQUISA DE NATUREZA TEÓRICA; (5) NA MAIORIA DOS ARTIGOS ANALISADOS HÁ TENTATIVA DE ESTABELECER DIÁLOGO COM AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICA E AS NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, TRAZENDO-AS PARA O TERRENO DAS PRÁTICAS ESCOLARES, DAS FORMAÇÕES DE PROFESSORES E DA PRODUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E DOS INSUMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?" "palavra_chave" => "ENSINO ESCOLAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, PRODUÇÃO CIENTÍFICA/ACADÊMICA, REVISTAS CIENTÍFICAS, ENQUADRAMENTO TEMÁTICO, ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID1102_01042021191314.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO CARVALHO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EDU" "autor_email" => "eduardo.cferreira2020@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }