NESTE TRABALHO DE REVISÃO DE LITERATURA ANALISAMOS 29 ARTIGOS SOBRE O ENSINO ESCOLAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS, PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS NO ANO DE 2020. A PESQUISA ABRANGEU O MECANISMO DE PESQUISA MICROSOFT ACADEMICS, UTILIZANDO COMO REFERÊNCIA AS QUERIES “ENSINO-SOCIOLOGIA”, “ENSINO-CIÊNCIAS SOCIAIS”, “SOCIOLOGIA-ENSINO MÉDIO” E “CIÊNCIAS SOCIAIS-ENSINO MÉDIO”. PARA FAVORECER A CARACTERIZAÇÃO DOS ACHADOS, PRIMEIRO, LOCALIZAMOS E APRESENTAMOS UMA SÍNTESE DOS ASPECTOS MAIS SALIENTES DOS ARTIGOS (OBJETOS, ABORDAGENS E CONTRIBUIÇÕES) E DEPOIS PROCEDEMOS SEUS ENQUADRAMENTOS TEMÁTICOS E METODOLÓGICOS. NO GERAL, OS RESULTADOS DOS ENQUADRAMENTOS DEMONSTRAM: (1) A VALORIZAÇÃO DAS COLABORAÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA O SUBCAMPO DE PESQUISA, MANTENDO À TRADIÇÃO INTERDISCIPLINAR; (2) O DESTAQUE DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE, REFORÇANDO E ATUALIZANDO SUAS DEMANDAS; (3) A PREVALÊNCIA DAS PESQUISAS QUALITATIVAS, DOCUMENTAIS, COM TRATAMENTO EXPLORATÓRIO E ANÁLISE DE CONTEÚDO; (4) MAIOR INCIDÊNCIA DE PESQUISA DE NATUREZA TEÓRICA; (5) NA MAIORIA DOS ARTIGOS ANALISADOS HÁ TENTATIVA DE ESTABELECER DIÁLOGO COM AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICA E AS NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, TRAZENDO-AS PARA O TERRENO DAS PRÁTICAS ESCOLARES, DAS FORMAÇÕES DE PROFESSORES E DA PRODUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E DOS INSUMOS.