Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

ANÁLISE BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESCOLA DE AVENTURAS, TEORIA BIOECOLÓGICA, CRIANÇAS, MOVIMENTOS Tema Livre (TL) AT 04 - COMPORTAMENTO MOTOR, MODELAGEM E MÉTODOS DE ANÁLISE DO MOVIMENTO
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

A TEORIA BIOECOLÓGICA DE URIE BRONFENBRENNER, MEDIANTE ESTÍMULOS INTERNOS E EXTERNOS PODE SER UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO MOTOR DE CRIANÇAS, ATRAVÉS DE SEUS CINCO SISTEMAS CONHECIDOS COMO: MICROSSISTEMA, MESOSSISTEMA, EXOSSISTEMA, MACROSSISTEMA E CRONOSSISTEMA, PODEMOS JUSTIFICAR ALGUMAS FASES MOTORAS E BIOLÓGICAS, BEM COMO ALGUNS MEIOS AMBIENTES AONDE A CRIANÇA ESTÁ INSERIDA CRONOLOGICAMENTE (EXTERNAMENTE) E BIOLOGICAMENTE (INTERNAMENTE). DIANTE DO EXPOSTO, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI, REALIZAR UMA ANÁLISE BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 50 CRIANÇAS PERTENCENTES ÀS TURMAS A E B, ACOMPANHADAS NO 1°ANO (2018) E 2°ANO (2019) PERTENCENTES AO COLÉGIO DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E PARTICIPANTES DA ESCOLA DE AVENTURAS. OS TESTES MOTORES FORAM REALIZADOS EM TRÊS PERÍODOS ANUAIS: NO INÍCIO, MEIO E FINAL DO ANO LETIVO, SENDO CORRESPONDENTES AOS MESES DE MARÇO, AGOSTO E DEZEMBRO. O PROTOCOLO UTILIZADO FOI O TESTE "THE TEST OF GROSS MOTOR DEVELOPMENT-2", SENDO SEIS MOVIMENTOS DE LOCOMOÇÃO (CORRIDA, GALOPE, SALTO COM UM PÉ, PASSADA, SALTO HORIZONTAL E CORRIDA LATERAL). PARA OS CÁLCULOS DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA, UTILIZAMOS O PROGRAMA COMPUTACIONAL BIOESTAT 5.3 (BELÉM, PARÁ, BRASIL), SENDO REALIZADO O CÁLCULO DA MÉDIA, DESVIO-PADRÃO E PARA AS COMPARAÇÕES ENTRE OS GRUPOS O MANN-WHITNEY E TESTE T BILATERAL, SENDO CONSIDERADOS SIGNIFICATIVOS OS VALORES DE P APRESENTADOS COMO MENOR OU IGUAL A 5% (P≤0,05). OBSERVOU-SE QUE AS MÉDIAS GLOBAIS DOS SEIS MOVIMENTOS NO 1ºANO A E 1ºANO B FORAM 31,80±3,99 E 29,20±2,84, RESPECTIVAMENTE, APRESENTANDO DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE ELES (P=0,011). ENTRETANTO, AO ANALISAR INDIVIDUALMENTE CADA TESTE, HOUVE DIFERENÇA ESTATÍSTICA APENAS NA CORRIDA LATERAL (P=0,018). AS MÉDIAS DAS SOMAS DOS SEIS MOVIMENTOS PARA 2ºANO A E 2ºANO B FORAM 34,76± 5,37 E 34,00±7,79, RESPECTIVAMENTE, NÃO APRESENTANDO DIFERENÇA SIGNIFICATIVA EM NENHUM DOS MOVIMENTOS ANALISADOS. CONCLUÍMOS QUE AS ATIVIDADES DE AVENTURA SOB A ÓTICA DA TEORIA BIOECOLÓGICA, ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO MOTOR, DENTRO DA FAIXA ETÁRIA ESTABELECIDA NESTE ESTUDO E QUE A SUA PRATICA PODE VIR A NIVELAR O RENDIMENTO COORDENATIVO NESTE GRUPO DE INDIVÍDUOS.

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