O CURRÍCULO COMO NORTEADOR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7542 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1307 "inscrito_id" => 32757 "titulo" => "O CURRÍCULO COMO NORTEADOR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O currículo precisa refletir as necessidades e as exigências da vida social, concentrar-se na produção do saber e no desenvolvimento da consciência crítica e valorizar a cultura popular, a experiência e os conhecimentos prévios dos alunos e o saber do senso comum como base para a construção social do conhecimento, ou seja, a aprendizagem (Andrade, 2003). Neste prisma, não é difícil encontrar-se um relativo conjunto de opiniões a respeito da crítica situação educacional brasileira. Uma educação que continua distante daquilo que realmente se pretende formar: um cidadão que atue e transforme o mundo em que vive. Para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos diferentes conteúdos com os quais a criança se defronta, é preciso uma organização do trabalho educativo que reflita as suas necessidades, para que esta experimente isso na escola e saiba lidar com diversas situações. Deve fazer parte do currículo escolar não só a aproximação do aluno à escola, mas também da sua própria vida. Para tal pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental como fundamentação teórica. Ao final, concluiu-se que, o professor, bem como toda a equipe que compõe a escola, deve criar um meio educacional adaptado às condições locais do aluno dentro e fora da escola. Isto favorece o envolvimento escola-aluno, promovendo um relacionamento capaz de ocasionar a identificação de ambas as partes, não somente no campo intelectual, mas também em reflexões sobre nós mesmos como seres humanos. Mediante a isso, procurou-se nesse estudo, apresentar alguns dos muitos estudos e pesquisas que evidenciaram a importância do currículo como fator indispensável para o bom desenvolvimento da criança no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, CONHECIMENTO, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_21_49_idinscrito_32757_c2a6fa8c2cef2ca39041c28ca391c4dc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYANE FERREIRA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "MAYANE FARIAS" "autor_email" => "mayanefarias@hotmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7542 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1307 "inscrito_id" => 32757 "titulo" => "O CURRÍCULO COMO NORTEADOR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O currículo precisa refletir as necessidades e as exigências da vida social, concentrar-se na produção do saber e no desenvolvimento da consciência crítica e valorizar a cultura popular, a experiência e os conhecimentos prévios dos alunos e o saber do senso comum como base para a construção social do conhecimento, ou seja, a aprendizagem (Andrade, 2003). Neste prisma, não é difícil encontrar-se um relativo conjunto de opiniões a respeito da crítica situação educacional brasileira. Uma educação que continua distante daquilo que realmente se pretende formar: um cidadão que atue e transforme o mundo em que vive. Para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos diferentes conteúdos com os quais a criança se defronta, é preciso uma organização do trabalho educativo que reflita as suas necessidades, para que esta experimente isso na escola e saiba lidar com diversas situações. Deve fazer parte do currículo escolar não só a aproximação do aluno à escola, mas também da sua própria vida. Para tal pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental como fundamentação teórica. Ao final, concluiu-se que, o professor, bem como toda a equipe que compõe a escola, deve criar um meio educacional adaptado às condições locais do aluno dentro e fora da escola. Isto favorece o envolvimento escola-aluno, promovendo um relacionamento capaz de ocasionar a identificação de ambas as partes, não somente no campo intelectual, mas também em reflexões sobre nós mesmos como seres humanos. Mediante a isso, procurou-se nesse estudo, apresentar alguns dos muitos estudos e pesquisas que evidenciaram a importância do currículo como fator indispensável para o bom desenvolvimento da criança no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, CONHECIMENTO, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_21_49_idinscrito_32757_c2a6fa8c2cef2ca39041c28ca391c4dc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYANE FERREIRA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "MAYANE FARIAS" "autor_email" => "mayanefarias@hotmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }