Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 232
O CONHECIMENTO LÚDICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A PARTI DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, LÚDICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como proposta mostrar como o Projeto Ações construtivas para o Conhecimento Químico contribui para a formação inicial a docência estimulando os estudantes de licenciatura em Química para o exercício da docência, visando diminuir a carência de professores na área da química. O projeto tem sido um meio de atrair alunos á seguir com a formação na área da educação em Química. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, podemos destacar a utilização e aplicação de jogos lúdicos nas aulas de Química, nas escolas publicas da Paraíba, visando despertar nos alunos de graduação em Licenciatura Plena em Química o interesse na sua formação e diminuindo a evasão do curso de licenciatura em Química. Metodologia. Inicialmente foi proposto idealizar um jogo que abordasse o conteúdo radioatividade, com isso os graduandos foram expondo suas ideias e criações, após vários encontros semanais o jogo foi construído da seguinte forma: Dois quebra-cabeças, cada um com uma imagem que representava o conteúdo radioatividade, foram confeccionados cartões com perguntas referentes ao conteúdo, só poderia virar uma peça do quebra-cabeça se a equipe acertasse a pergunta, depois de conquistar todas as peças a equipe monta a imagem mais só ganha definitivamente o jogo se interpretar o que a imagem significa, o jogo foi aplicado em uma escola publica da cidade na Queimadas-PB. De acordo com resultados obtidos através de um questionário aplicado os bolsistas do projeto, que perguntava quais as contribuições do projeto em relação à formação inicial de professores?, a maioria afirmaram que o projeto contribui para a formação inicial e que as experiências vividas nas escolas públicas faz com que saibam a realidade da educação assim motivando buscar novas praticas de ensino, como a utilização de jogos . Logo o projeto ações construtivas realmente desperta a imaginação e motivação dos licenciando, além de romper com ações que desanimam os alunos e distanciam da disciplina Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.