O CONHECIMENTO LÚDICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A PARTI DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7538 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1874 "inscrito_id" => 114 "titulo" => "O CONHECIMENTO LÚDICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A PARTI DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA." "resumo" => "Este trabalho tem como proposta mostrar como o Projeto Ações construtivas para o Conhecimento Químico contribui para a formação inicial a docência estimulando os estudantes de licenciatura em Química para o exercício da docência, visando diminuir a carência de professores na área da química. O projeto tem sido um meio de atrair alunos á seguir com a formação na área da educação em Química. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, podemos destacar a utilização e aplicação de jogos lúdicos nas aulas de Química, nas escolas publicas da Paraíba, visando despertar nos alunos de graduação em Licenciatura Plena em Química o interesse na sua formação e diminuindo a evasão do curso de licenciatura em Química. Metodologia. Inicialmente foi proposto idealizar um jogo que abordasse o conteúdo radioatividade, com isso os graduandos foram expondo suas ideias e criações, após vários encontros semanais o jogo foi construído da seguinte forma: Dois quebra-cabeças, cada um com uma imagem que representava o conteúdo radioatividade, foram confeccionados cartões com perguntas referentes ao conteúdo, só poderia virar uma peça do quebra-cabeça se a equipe acertasse a pergunta, depois de conquistar todas as peças a equipe monta a imagem mais só ganha definitivamente o jogo se interpretar o que a imagem significa, o jogo foi aplicado em uma escola publica da cidade na Queimadas-PB. De acordo com resultados obtidos através de um questionário aplicado os bolsistas do projeto, que perguntava quais as contribuições do projeto em relação à formação inicial de professores?, a maioria afirmaram que o projeto contribui para a formação inicial e que as experiências vividas nas escolas públicas faz com que saibam a realidade da educação assim motivando buscar novas praticas de ensino, como a utilização de jogos . Logo o projeto ações construtivas realmente desperta a imaginação e motivação dos licenciando, além de romper com ações que desanimam os alunos e distanciam da disciplina Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LÚDICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_11_27_55_idinscrito_114_bf14402bcd7635bf56f847edbb570b19.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANA DE ARAUJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RAYANA RODRIGUES" "autor_email" => "rayana_araujor@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7538 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1874 "inscrito_id" => 114 "titulo" => "O CONHECIMENTO LÚDICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A PARTI DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA." "resumo" => "Este trabalho tem como proposta mostrar como o Projeto Ações construtivas para o Conhecimento Químico contribui para a formação inicial a docência estimulando os estudantes de licenciatura em Química para o exercício da docência, visando diminuir a carência de professores na área da química. O projeto tem sido um meio de atrair alunos á seguir com a formação na área da educação em Química. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, podemos destacar a utilização e aplicação de jogos lúdicos nas aulas de Química, nas escolas publicas da Paraíba, visando despertar nos alunos de graduação em Licenciatura Plena em Química o interesse na sua formação e diminuindo a evasão do curso de licenciatura em Química. Metodologia. Inicialmente foi proposto idealizar um jogo que abordasse o conteúdo radioatividade, com isso os graduandos foram expondo suas ideias e criações, após vários encontros semanais o jogo foi construído da seguinte forma: Dois quebra-cabeças, cada um com uma imagem que representava o conteúdo radioatividade, foram confeccionados cartões com perguntas referentes ao conteúdo, só poderia virar uma peça do quebra-cabeça se a equipe acertasse a pergunta, depois de conquistar todas as peças a equipe monta a imagem mais só ganha definitivamente o jogo se interpretar o que a imagem significa, o jogo foi aplicado em uma escola publica da cidade na Queimadas-PB. De acordo com resultados obtidos através de um questionário aplicado os bolsistas do projeto, que perguntava quais as contribuições do projeto em relação à formação inicial de professores?, a maioria afirmaram que o projeto contribui para a formação inicial e que as experiências vividas nas escolas públicas faz com que saibam a realidade da educação assim motivando buscar novas praticas de ensino, como a utilização de jogos . Logo o projeto ações construtivas realmente desperta a imaginação e motivação dos licenciando, além de romper com ações que desanimam os alunos e distanciam da disciplina Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LÚDICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_11_27_55_idinscrito_114_bf14402bcd7635bf56f847edbb570b19.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANA DE ARAUJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RAYANA RODRIGUES" "autor_email" => "rayana_araujor@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }