A ANIMAÇÃO STEVEN UNIVERSO GIRA EM TORNO DA INFÂNCIA DE STEVEN, UM GAROTO DE 11 ANOS QUE DESCOBRE PODERES MÁGICOS AO LADO DE SUA FAMÍLIA ALIENÍGENA. HÁ QUESTÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES QUE ATRAVESSAM A SÉRIE, AS QUAIS VISUALIZAMOS A PARTIR DA PERSPECTIVA QUEER, COMO A/O PERSONAGEM STEVONNIE, QUE EM SUA ESTRUTURA SUBVERTE QUESTÕES DE BINARIDADE AO PROVOCAR DISCUSSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS GÊNEROS. DITO ISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ENTENDER AS DIFERENTES PERCEPÇÕES SOBRE A TEMÁTICA QUEER NESSA ANIMAÇÃO COMPARATIVAMENTE EM UM GRUPO DE FÃS E OUTRO DE NÃO FÃS. PARA REALIZAR ESTA INVESTIGAÇÃO, RECORREMOS INICIALMENTE A UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE: A) GÊNEROS E SEXUALIDADES POR MEIO DA TEORIA QUEER E B) ANIMAÇÃO, O PAPEL DE FÃS E DOUBLE CODING. TAIS CONCEITOS SERVIRAM COMO OPERADORES ANALÍTICO-METODOLÓGICOS. POSTERIORMENTE, OPTAMOS PELO GRUPO FOCAL COMO MÉTODO DE PESQUISA, DE MODO QUE REALIZAMOS UM ENCONTRO COM UM GRUPO DE FÃS DE STEVEN UNIVERSO E OUTRO, COM NÃO FÃS. AMBOS OS GRUPOS SÃO FORMADOS POR PESSOAS BRASILEIRAS, DE FAIXA ETÁRIA ENTRE DEZOITO E VINTE E QUATRO ANOS E LGBQIA+. PERCEBEMOS SIMILARIDADES E DIVERGÊNCIAS ENTRE OS GRUPOS, QUE SÃO CONSTITUÍDAS NAS DIFERENÇAS DE EXPERIÊNCIAS DOS GRUPOS COM RELAÇÃO AO OBJETO EMPÍRICO. SER DO FANDOM TORNA O GRUPO MAIS ATIVAMENTE ATENTO A SINAIS ENTREGUES PELA ANIMAÇÃO, POR EXISTIR UMA MAIOR ABRANGÊNCIA DE CONHECIMENTO DA SÉRIE PARA ALÉM DO MOMENTO DA APRECIAÇÃO.