O PRESENTE TRABALHO ABORDA RESULTADOS DE PESQUISA SOBRE O BRINCAR NA OCUPAÇÃO CAROLINA MARIA DE JESUS (OCMJ), EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, QUE BUSCOU IDENTIFICAR E INTERPRETAR COMO CRIANÇAS QUE RESIDEM NA OCUPAÇÃO RESSIGNIFICAM O ESPAÇO PARA O BRINCAR E O LAZER. PARA PENSARMOS AS RESSIGNIFICAÇÕES FEITAS PELAS CRIANÇAS E COMO CADA UMA DELAS SE APROPRIA DO ESPAÇO DA OCUPAÇÃO, DIALOGAMOS COM AUTORES DO CAMPO DO BRINCAR E DO CAMPO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. NOMEAMOS DUAS CATEGORIAS DE ANÁLISE, SÃO ELAS: RESSIGNIFICAÇÕES DE LUTA E RESISTÊNCIA; E RESSIGNIFICAÇÕES DO LAZER. A PESQUISA BUSCOU ESTUDAR O BRINCAR FORA DE AMBIENTE ESCOLAR, CONSIDERANDO O MESMO EM OUTROS TERRITÓRIOS. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE CAMPO NA OCUPAÇÃO CAROLINA MARIA DE JESUS QUE ENVOLVEU OFICINAS DE BRINCADEIRAS, COLAGEM E DESENHO, ENTENDEMOS COMO A CRIANÇA SE APROPRIA DESSE ESPAÇO DE LUTA E RESISTÊNCIA. PENSAR O BRINCAR COMO A FORMA PELA QUAL A CRIANÇA SE COMUNICA É A SUA LINGUAGEM PARA DIALOGAR COM O MUNDO AO SEU REDOR E SE APROPRIAR DO MESMO.