ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS SIMPLES PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6905 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1753 "inscrito_id" => 32744 "titulo" => "ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS SIMPLES PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICA" "resumo" => "A inserção de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e aluno. Os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos e sua flexibilidade. Mediante o exposto e na perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da termodinâmica para alunos dos cursos de graduação, este trabalho tem como finalidade elaborar animações virtuais e interativas, de fácil compreensão. A motivação desse trabalho surgiu da necessidade, de apresentar uma solução que pode minimizar os problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem da física e tornar processo mais eficiente para que os alunos o entendam como um processo de construção do conhecimento. As animações virtuais interativas foram elaboradas com o programa Power Point, por oferecer grade vantagem por ser fácil de manusear, além de exigir pouca memória para seu armazenamento o que não o torna lento quando for ser visualizado. Apresentam uma interface com recursos simples, sendo acionada com apenas um clique pelo o usuário. As animações constam-se no total de 16 (dezesseis) e são valiosas no sentido em que elas tornam visíveis os processos que não são fáceis de serem vistos e descritos mediantes quadro, giz e palavras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DA FÍSICA, TERMODINÂMICA, ANIMAÇÕES VIRTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_03_55_idinscrito_32744_d637648608817983f1983d168e72b021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BOSCO ABRANTES JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR" "autor_email" => "jbaj25@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6905 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1753 "inscrito_id" => 32744 "titulo" => "ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS SIMPLES PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICA" "resumo" => "A inserção de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e aluno. Os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos e sua flexibilidade. Mediante o exposto e na perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da termodinâmica para alunos dos cursos de graduação, este trabalho tem como finalidade elaborar animações virtuais e interativas, de fácil compreensão. A motivação desse trabalho surgiu da necessidade, de apresentar uma solução que pode minimizar os problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem da física e tornar processo mais eficiente para que os alunos o entendam como um processo de construção do conhecimento. As animações virtuais interativas foram elaboradas com o programa Power Point, por oferecer grade vantagem por ser fácil de manusear, além de exigir pouca memória para seu armazenamento o que não o torna lento quando for ser visualizado. Apresentam uma interface com recursos simples, sendo acionada com apenas um clique pelo o usuário. As animações constam-se no total de 16 (dezesseis) e são valiosas no sentido em que elas tornam visíveis os processos que não são fáceis de serem vistos e descritos mediantes quadro, giz e palavras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DA FÍSICA, TERMODINÂMICA, ANIMAÇÕES VIRTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_03_55_idinscrito_32744_d637648608817983f1983d168e72b021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BOSCO ABRANTES JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR" "autor_email" => "jbaj25@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }