O ENSINO DE CITOLOGIA É UM DOS CONTEÚDOS BASE DA BIOLOGIA, E MUITOS ALUNOS ENCARAM COMO ALGO COMPLEXO E ABSTRATO, COMPROMETENDO O ENTENDIMENTO QUANTO AO FUNCIONAMENTO CELULAR. ASSIM, TENTANDO DISPOR DE UMA METODOLOGIA QUE FACILITE A APRENDIZAGEM, ESTE TRABALHO SE SUCEDEU NA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE CÉLULAS VEGETAL E ANIMAL CONFECCIONADAS EM CROCHÊ. ESTE FOI UM MATERIAL DIDÁTICO REALIZADO POR GRADUANDAS DO CURSO DE LIC. PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, COMO PARTE DA AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DO CURSO, CULMINANDO NA I MOSTRA DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. E PARA ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA REALIZAMOS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA OS DISCENTES DA MESMA TURMA, QUE AVALIARAM POSITIVAMENTE A METODOLOGIA, CONSIDERANDO SER UM MATERIAL INTERESSANTE, LÚDICO, INOVADOR, QUE PRENDE A ATENÇÃO, FACILITA A VISUALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS TIRANDO-AS DA IMAGINAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CURIOSIDADE E PROPORCIONAR INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E CONTEÚDO.