NESTE ESTUDO ABORDAMOS A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO UMA ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA PELA EDUCAÇÃO. O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI UTILIZAR COLEÇÕES BIOLÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS, AMAZONAS. OS ESTUDANTES PARTICIPARAM DE DIVERSAS ATIVIDADES COMO EXCURSÃO AO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, IMPLEMENTAÇÃO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA VIVA, VISITAS AO HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, COLETA DE MATERIAL BOTÂNICO E CONFECÇÃO DE EXSICATAS. COM O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, OS ESTUDANTES APRENDERAM A ELABORAR RELATÓRIOS COM BASE NA METODOLOGIA CIENTÍFICA, PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DO NOME CIENTÍFICO NA IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES, BEM COMO COMPREENDERAM O QUE SÃO E QUAL A FUNÇÃO DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS, SOBRETUDO DAS COLEÇÕES BOTÂNICAS. COM ISSO, INCENTIVAMOS A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES AINDA NO ENSINO MÉDIO, COM A PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA.