Artigo E-book: CONEDU em Casa - Vol 03

E-books

ISBN: 978-65-86901-29-0

Visualizações: 71
PROFESSORES REALIZAM FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESPAÇO NÃO-FORMAL JUNTO AOS ALUNOS PARA DESENVOLVER HABILIDADES CIENTÍFICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PROFESSORES, FORMAÇÃO, HABILIDADES CIENTÍFICAS, INVESTIGAÇÃO, ESPAÇO NÃO FORMAL E-book E-book

Resumo

PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM FAVORECER NOS ALUNOS UMA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS QUE ENVOLVA TRABALHAR HABILIDADES INVESTIGATIVAS, ELES DEVEM NECESSARIAMENTE VIVENCIAR FORMAÇÕES QUE PERMITAM QUE ISTO ACONTEÇA. ESSE TRABALHO DEMONSTRA COMO PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO VICENTE (SEDUC-SV) REALIZARAM UMA FORMAÇÃO EM SERVIÇO ACOMPANHANDO SEUS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM PARCERIA COM O CENTRO DE CAPACITAÇÃO E PESQUISA EM MEIO AMBIENTE (CEPEMA) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) LOCALIZADO EM CUBATÃO (SP). DURANTE O PERÍODO DE 2017 A 2019, HOUVE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EQUIPE GESTORA QUE TIVERAM OPORTUNIDADE DE REALIZAR ATIVIDADES INVESTIGATIVAS VOLTADAS A TRABALHAR ESPECIFICAMENTE HABILIDADES CIENTÍFICAS, NO CENTRO APRENDIZ DO PESQUISADOR (CAP) DO CEPEMA-USP. POSTERIORMENTE ESSAS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM ALUNOS DO 4º E 6º ANO DE 17 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO VICENTE DURANTE AS VISITAS AO CAP. A CADA VISITA OS ALUNOS, ACOMPANHADOS DE SEUS PROFESSORES PARTICIPAVAM DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E DIVERSIFICADAS SOBRE ASSUNTOS CURRICULARES DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA, CONTEMPLANDO HABILIDADES COMO OBSERVAR, INTERPRETAR, IDENTIFICAR, COMPARAR, ANALISAR, RELACIONAR, ENTRE OUTROS. AS IMPRESSÕES DOS PROFESSORES QUE ACOMPANHAVAM TAMBÉM FORAM REGISTRADAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS. PARA OS DOCENTES, ESTA FOI UMA OPORTUNIDADE DE AMPLIAR SUA VISÃO DE COMO TRABALHAR DE FORMA PRÁTICA COM SEUS ALUNOS E AVALIAR DE UMA MANEIRA DIFERENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.