O NOVO CORONAVÍRUS OU COVID-19 TEM AFETADO A SOCIEDADE GLOBAL EM DIVERSOS ASPECTOS, E NÃO É DIFERENTE NA EDUCAÇÃO. AS MUDANÇAS PROVOCADAS NO COTIDIANO ESCOLAR DIANTE DE UM CONTEXTO DE PANDEMIA NOS FAZEM REFLETIR ACERCA DA FUNÇÃO DA ESCOLA NA SOCIEDADE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR O PAPEL DA ESCOLA NESTE MODELO DE ENSINO REMOTO E NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, ANALISANDO A SITUAÇÃO DAS AULAS REMOTAS QUE FORAM IMPLANTADAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE MARI, NA ZONA DA MATA PARAIBANA. A PESQUISA SE BASEOU EM OBRAS QUE DISCUTEM O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E DOCUMENTOS, VISTO QUE AINDA SÃO POUCAS AS BIBLIOGRAFIAS QUE ABORDAM AS AULAS REMOTAS. PORTANTO, A DISCUSSÃO AQUI PROPOSTA PARTE DE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DA COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS ENVIADOS AOS ALUNOS E PROFESSORES, PRINCIPAIS AFETADOS POR ESTE CONTEXTO. ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DADOS E DA DISCUSSÃO PROPOSTA, EVIDENCIAM-SE AS DIFICULDADES QUE PROFESSORES E ALUNOS ENFRENTAM NESTE MOMENTO DE ADAPTAÇÃO, NO QUAL TIVERAM SUAS ROTINAS E ATIVIDADES TRANSFORMADAS EM FUNÇÃO DA NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL. FICA EVIDENTE TAMBÉM O QUANTO A ESCOLA BRASILEIRA NÃO SE ENCONTRA PREPARADA PARA UM MOMENTO DE CRISE, TRAZENDO À TONA A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS ATENTO A ESSE AMBIENTE DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO POR PARTE DO PODER PÚBLICO E DOS PESQUISADORES.