O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR A PROBLEMÁTICA ALICERÇADA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, QUE TEVE QUE SER IMPLANTADO AS PRESSAS DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19. ESSE ESTUDO PRETENDE APRESENTAR EM PRIMEIRO MOMENTO AS DIFERENÇAS ENTRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, DIFERENCIANDO SUAS PRINCIPAIS PARTICULARIDADES. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE DEMONSTRAR INÚMERAS FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO, NO AUXÍLIO AOS PROFESSORES E ALUNO. ADEMAIS, ENVEREDAMOS UM DEBATE EM TORNO DA NECESSIDADE DE MESMO EM ÂMBITO VIRTUAL O ENSINO SER HORIZONTAL, CONSTITUÍDO A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DEMOCRÁTICOS E QUE DIALOGAM COM O MODELO DE EDUCAÇÃO PROPOSTO POR FREIRE (1983). A METODOLOGIA DO TRABALHO É DE ORDENAMENTO QUALITATIVO, UTILIZOU-SE O USO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS AO LONGO DESSE PERÍODO PANDÊMICO, APESAR DESTE TEXTO NÃO ELUCIDAR O USO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, O EXERCÍCIO DE CONSTRUIR QUADROS E FIGURAS PARTIRAM DE SITUAÇÕES EMPÍRICAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE APESAR DOS DESAFIOS QUE ESSE MOMENTO LANÇA DIANTE DA EQUIPE DE DOCENTES E DISCENTES, SÃO IMPRESCINDÍVEIS PRÁTICAS DINÂMICAS, QUE PROPORCIONEM A PARTICIPAÇÃO ALUNOS, O USO DAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PODEM PROMOVER ESSA INTERAÇÃO HORIZONTAL E TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EFICIENTE E MENOS CAÓTICO EM UM CENÁRIO TÃO DESAFIANTE.