Artigo E-book: CONEDU em Casa - Vol 03

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ISBN: 978-65-86901-29-0

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O ABANDONO ESCOLAR E A CRISE NA GESTÃO EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PÚBLICO NO BRASIL

Palavra-chaves: ABANDONO ESCOLAR, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM EDUCAÇÃO, GESTÃO EDUCACIONAL, BELFORD ROXO - RJ, E-book E-book

Resumo

O ABANDONO ESCOLAR É UM TEMA COMUM NOS DEBATES DO PODER PÚBLICO E MEIOS ACADÊMICOS. SUAS CAUSAS NORMALMENTE NÃO SÃO DIRETAMENTE LIGADAS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, MAS UMA EFICIENTE GESTÃO PÚBLICA PODE ATENUAR AS CAUSAS DA DESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES PARA OS ALTOS ÍNDICES DE ABANDONO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELFORD ROXO - RJ. DIANTE DESTE CENÁRIO, REFLETIR A RESPEITO DOS MOTIVOS PELOS QUAIS OS ESTUDANTES ABANDONAM SEUS ESTUDOS É O PASSO INICIAL PARA BUSCAR POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA A DIMINUIÇÃO DOS ALTOS ÍNDICES APRESENTADOS. A PARTIR DO APROFUNDAMENTO DE DIVERSOS REFERENCIAIS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS LIGADOS AO CAMPO ESTUDADO, FORAM EFETUADAS LEITURAS QUE SUBSIDIARAM A MENSURAÇÃO DOS DADOS ESTATÍSTICOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), VINCULADO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), POSSIBILITANDO VERIFICAR AS TAXAS DE ABANDONO E REPROVAÇÕES EM BELFORD ROXO. APRESENTA-SE, POR FIM, UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃOPARA OS DEBATES SOBRE A CRISEDE GESTÃO ESCOLAR.

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