Artigo E-book: CONEDU em Casa - Vol 03

E-books

ISBN: 978-65-86901-29-0

Visualizações: 76
A ABORDAGEM DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, , E-book E-book

Resumo

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CONSIDERADA UMA MODALIDADE DE ENSINO PELA ATUAL LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, CARECE DE UMA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE QUE A CONTEMPLE EM SEUS PROJETOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. O ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O ESPAÇO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURA. A PARTIR DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, FORAM ANALISADOS OS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. NESSA ANÁLISE REALIZOU-SE ESTUDO DOCUMENTAL E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, A FIM DE VERIFICAR SE OS CURSOS CONTEMPLAM A EJA EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO; SE OFERECEM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS SOBRE A EJA; QUE PERSPECTIVA O PROFESSOR E O COORDENADOR DO CURSO TÊM EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO ESPECÍFICA E, POR FIM, QUAL A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DOS CURSOS QUANTO À SUA PREPARAÇÃO PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. OS RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE UMA DISCIPLINA ESPECÍFICA QUE ABORDE A TEMÁTICA EJA NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA E REVELAM A NECESSIDADE DE GARANTIR SUA PRESENÇA EM OUTROS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E MOMENTOS DE FORMAÇÃO DURANTE O CURSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.