A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CONSIDERADA UMA MODALIDADE DE ENSINO PELA ATUAL LEGISLAÇÃO
BRASILEIRA, CARECE DE UMA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE QUE A CONTEMPLE EM SEUS PROJETOS PEDAGÓGICOS E
PRÁTICAS EDUCATIVAS. O ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O ESPAÇO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURA. A PARTIR DE UMA METODOLOGIA
QUALITATIVA, FORAM ANALISADOS OS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. NESSA
ANÁLISE REALIZOU-SE ESTUDO DOCUMENTAL E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, A FIM DE VERIFICAR SE
OS CURSOS CONTEMPLAM A EJA EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO; SE OFERECEM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS SOBRE A
EJA; QUE PERSPECTIVA O PROFESSOR E O COORDENADOR DO CURSO TÊM EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO ESPECÍFICA E,
POR FIM, QUAL A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DOS CURSOS QUANTO À SUA PREPARAÇÃO PARA O ENSINO DE JOVENS E
ADULTOS. OS RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE UMA DISCIPLINA ESPECÍFICA QUE ABORDE A
TEMÁTICA EJA NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA E REVELAM A NECESSIDADE DE GARANTIR SUA
PRESENÇA EM OUTROS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E MOMENTOS DE FORMAÇÃO DURANTE O CURSO.