Artigo E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02

E-books

ISBN: 978-65-86901-28-3

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE TRANSIÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES: RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAMENTO, , E-book E-book
"2021-02-09 09:36:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 74267
    "edicao_id" => 155
    "trabalho_id" => 1764
    "inscrito_id" => 6864
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE TRANSIÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES: RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A DISCUSSÃO EM TORNO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO HISTÓRICO DESSE COMPONENTE CURRICULAR, UMA VEZ QUE MUITAS PRÁTICAS VIGENTES NO SEIO ESCOLAR SÃO RESULTADO DO TRANSCENDENTAL HISTÓRICO QUE PERPASSA AS TRANSIÇÕES ENTRE AS ORIENTAÇÕES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. LOGO, COMPREENDERMOS QUE ESSA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, ASSIM COMO A CONTEXTUALIZAÇÃO ACERCA DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO E DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, POSSIBILITA COMPREENDER ALGUMAS EVIDÊNCIAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO E, POR CONSEGUINTE, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.  COM ISSO, TEMOS COMO OBJETIVO NESTE ARTIGO ANALISAR COMO OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, PARTICIPANTES DO SUBPROJETO LETRAS/PORTUGUÊS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), REFLETEM SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, COMO TAMBÉM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS REGISTROS ESCRITOS ACERCA DE SUAS VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, SÃO UTILIZADOS REGISTROS ESCRITOS NOS GÊNEROS DISCURSIVOS ANOTAÇÕES DE CAMPO E DIÁRIOS REFLEXIVOS, PRODUZIDOS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO, A PARTIR DE ATIVIDADES REALIZADAS EM PARCERIA COM PROFESSORES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.  COM BASE NOS DADOS ANALISADOS, OBSERVAMOS QUE, NAS PRÁTICAS DE ESCRITA QUE REALIZAM, OS PROFESSORES PROMOVEM AUTORREFLEXÕES QUE EXPRESSAM TRANSIÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NA FORMAÇÃO DOCENTE."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAMENTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID6864_11092020133151.pdf"
    "created_at" => "2021-02-11 09:40:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUEL ÁLVARO SOARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "manuelalvaross@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:36:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 74267
    "edicao_id" => 155
    "trabalho_id" => 1764
    "inscrito_id" => 6864
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE TRANSIÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES: RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A DISCUSSÃO EM TORNO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO HISTÓRICO DESSE COMPONENTE CURRICULAR, UMA VEZ QUE MUITAS PRÁTICAS VIGENTES NO SEIO ESCOLAR SÃO RESULTADO DO TRANSCENDENTAL HISTÓRICO QUE PERPASSA AS TRANSIÇÕES ENTRE AS ORIENTAÇÕES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. LOGO, COMPREENDERMOS QUE ESSA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, ASSIM COMO A CONTEXTUALIZAÇÃO ACERCA DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO E DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, POSSIBILITA COMPREENDER ALGUMAS EVIDÊNCIAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO E, POR CONSEGUINTE, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.  COM ISSO, TEMOS COMO OBJETIVO NESTE ARTIGO ANALISAR COMO OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, PARTICIPANTES DO SUBPROJETO LETRAS/PORTUGUÊS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), REFLETEM SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, COMO TAMBÉM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS REGISTROS ESCRITOS ACERCA DE SUAS VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, SÃO UTILIZADOS REGISTROS ESCRITOS NOS GÊNEROS DISCURSIVOS ANOTAÇÕES DE CAMPO E DIÁRIOS REFLEXIVOS, PRODUZIDOS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO, A PARTIR DE ATIVIDADES REALIZADAS EM PARCERIA COM PROFESSORES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.  COM BASE NOS DADOS ANALISADOS, OBSERVAMOS QUE, NAS PRÁTICAS DE ESCRITA QUE REALIZAM, OS PROFESSORES PROMOVEM AUTORREFLEXÕES QUE EXPRESSAM TRANSIÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NA FORMAÇÃO DOCENTE."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAMENTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID6864_11092020133151.pdf"
    "created_at" => "2021-02-11 09:40:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUEL ÁLVARO SOARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "manuelalvaross@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:36:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 155
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02"
        "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-10-15"
        "final_evento" => "2020-10-17"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-09 09:36:46"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 155
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02"
        "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-10-15"
        "final_evento" => "2020-10-17"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-09 09:36:46"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 71
                "edicao_id" => 155
                "codigo" => "978-65-86901-28-3"
                "capa" => "6023eaac38684_10022021111612.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02"
                "prefacio" => """
                  <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n
                  Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "602fe260cf3c0_19022021130800.pdf"
                "arquivo" => "190220211340_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-09 09:36:46"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 71
                "edicao_id" => 155
                "codigo" => "978-65-86901-28-3"
                "capa" => "6023eaac38684_10022021111612.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02"
                "prefacio" => """
                  <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n
                  Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "602fe260cf3c0_19022021130800.pdf"
                "arquivo" => "190220211340_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-09 09:36:46"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Resumo

A DISCUSSÃO EM TORNO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO HISTÓRICO DESSE COMPONENTE CURRICULAR, UMA VEZ QUE MUITAS PRÁTICAS VIGENTES NO SEIO ESCOLAR SÃO RESULTADO DO TRANSCENDENTAL HISTÓRICO QUE PERPASSA AS TRANSIÇÕES ENTRE AS ORIENTAÇÕES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. LOGO, COMPREENDERMOS QUE ESSA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, ASSIM COMO A CONTEXTUALIZAÇÃO ACERCA DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO E DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, POSSIBILITA COMPREENDER ALGUMAS EVIDÊNCIAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO E, POR CONSEGUINTE, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. COM ISSO, TEMOS COMO OBJETIVO NESTE ARTIGO ANALISAR COMO OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, PARTICIPANTES DO SUBPROJETO LETRAS/PORTUGUÊS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), REFLETEM SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, COMO TAMBÉM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS REGISTROS ESCRITOS ACERCA DE SUAS VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, SÃO UTILIZADOS REGISTROS ESCRITOS NOS GÊNEROS DISCURSIVOS ANOTAÇÕES DE CAMPO E DIÁRIOS REFLEXIVOS, PRODUZIDOS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO, A PARTIR DE ATIVIDADES REALIZADAS EM PARCERIA COM PROFESSORES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. COM BASE NOS DADOS ANALISADOS, OBSERVAMOS QUE, NAS PRÁTICAS DE ESCRITA QUE REALIZAM, OS PROFESSORES PROMOVEM AUTORREFLEXÕES QUE EXPRESSAM TRANSIÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NA FORMAÇÃO DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.