Artigo E-book: CONEDU em Casa - Vol 02

E-books

ISBN: 978-65-86901-28-3

AS FUNÇÕES DAS IMAGENS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA FRANCESA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL.

Palavra-chaves: MULTIMODALIDADE, FUNÇÃO DAS IMAGENS, COMPREENSÃO ORAL, , E-book E-book
"2021-02-09 09:36:46"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 74196
    "edicao_id" => 155
    "trabalho_id" => 1840
    "inscrito_id" => 2971
    "titulo" => "AS FUNÇÕES DAS IMAGENS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA FRANCESA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL."
    "resumo" => "O USO DAS IMAGENS INTEGRADOS AOS TEXTOS VERBAIS TÊM SE TORNADO FREQUENTE NO CONTEXTO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DEVIDO À PROLIFERAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NAS PRÁTICAS SOCIAIS COM O INTUITO DE INFORMAR E COMUNICAR, DIVERSOS AUTORES, COMO JEWITT (2008) E CALLOW (2012), VÊM INVESTIGANDO OS SENTIDOS VEICULADOS PELOS TEXTOS IMAGÉTICOS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR AS FUNÇÕES DAS IMAGENS PRESENTES NAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL DO LIVRO DIDÁTICO EM LÍNGUA FRANCESA PARA INICIANTES E SEU PAPEL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA COMPREENSÃO DE SENTIDOS DAS COMPOSIÇÕES MULTIMODAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO OS RESULTADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DA ANÁLISE DAS IMAGENS PRESENTES NAS SEIS PRIMEIRAS LIÇÕES DE COMPREENSÃO ORAL DO LIVRO ÉCHO A1 DE NÍVEL INICIANTE EM LÍNGUA FRANCESA. OS DADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DOS ESTUDOS DAS FUNÇÕES DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS REALIZADOS POR LEVIN (1981), E REFLEXÕES EM TORNO DO USO DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL EM LIVROS DIDÁTICOS SEGUNDO CARNEY E LEVIN (2002). OS RESULTADOS REVELARAM QUE AS IMAGENS PODEM SER FERRAMENTAS PARA A COMPREENSÃO ORAL DE ALUNOS INICIANTES, DEVIDO SUAS RELAÇÕES COM OS TEXTOS ESCRITOS E ORAIS, E PODEM OFERECER GRAUS DE IMPACTO NA APRENDIZAGEM DIFERENTES EM SUAS COMPOSIÇÕES. A CONCLUSÃO DESSE ESTUDO APONTA PARA A NECESSIDADE DE DOCENTES DESENVOLVEREM PRÁTICAS DE LETRAMENTO VISUAL PARA NORTEAR SEU ENSINO POR MEIO DE IMAGENS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A LINGUÍSTICA APLICADA E PARA OS ESTUDOS DA MULTIMODALIDADE E APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO ORAL EM LÍNGUA FRANCESA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, FUNÇÃO DAS IMAGENS, COMPREENSÃO ORAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID2971_16092020174113.pdf"
    "created_at" => "2021-02-11 09:40:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA MARIA CAETANO NEVES"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA CAETANO"
    "autor_email" => "jaciara.caetano@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-2--vii-conedu"
    "edicao_nome" => "E-book:  CONEDU em Casa - Vol 02"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:36:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 74196
    "edicao_id" => 155
    "trabalho_id" => 1840
    "inscrito_id" => 2971
    "titulo" => "AS FUNÇÕES DAS IMAGENS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA FRANCESA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL."
    "resumo" => "O USO DAS IMAGENS INTEGRADOS AOS TEXTOS VERBAIS TÊM SE TORNADO FREQUENTE NO CONTEXTO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DEVIDO À PROLIFERAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NAS PRÁTICAS SOCIAIS COM O INTUITO DE INFORMAR E COMUNICAR, DIVERSOS AUTORES, COMO JEWITT (2008) E CALLOW (2012), VÊM INVESTIGANDO OS SENTIDOS VEICULADOS PELOS TEXTOS IMAGÉTICOS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR AS FUNÇÕES DAS IMAGENS PRESENTES NAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL DO LIVRO DIDÁTICO EM LÍNGUA FRANCESA PARA INICIANTES E SEU PAPEL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA COMPREENSÃO DE SENTIDOS DAS COMPOSIÇÕES MULTIMODAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO OS RESULTADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DA ANÁLISE DAS IMAGENS PRESENTES NAS SEIS PRIMEIRAS LIÇÕES DE COMPREENSÃO ORAL DO LIVRO ÉCHO A1 DE NÍVEL INICIANTE EM LÍNGUA FRANCESA. OS DADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DOS ESTUDOS DAS FUNÇÕES DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS REALIZADOS POR LEVIN (1981), E REFLEXÕES EM TORNO DO USO DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL EM LIVROS DIDÁTICOS SEGUNDO CARNEY E LEVIN (2002). OS RESULTADOS REVELARAM QUE AS IMAGENS PODEM SER FERRAMENTAS PARA A COMPREENSÃO ORAL DE ALUNOS INICIANTES, DEVIDO SUAS RELAÇÕES COM OS TEXTOS ESCRITOS E ORAIS, E PODEM OFERECER GRAUS DE IMPACTO NA APRENDIZAGEM DIFERENTES EM SUAS COMPOSIÇÕES. A CONCLUSÃO DESSE ESTUDO APONTA PARA A NECESSIDADE DE DOCENTES DESENVOLVEREM PRÁTICAS DE LETRAMENTO VISUAL PARA NORTEAR SEU ENSINO POR MEIO DE IMAGENS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A LINGUÍSTICA APLICADA E PARA OS ESTUDOS DA MULTIMODALIDADE E APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO ORAL EM LÍNGUA FRANCESA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, FUNÇÃO DAS IMAGENS, COMPREENSÃO ORAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID2971_16092020174113.pdf"
    "created_at" => "2021-02-11 09:40:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA MARIA CAETANO NEVES"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA CAETANO"
    "autor_email" => "jaciara.caetano@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-2--vii-conedu"
    "edicao_nome" => "E-book:  CONEDU em Casa - Vol 02"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:36:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1644
      +table: "edicao"
      +timestamps: false
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #connection: "mysql"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 155
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-2--vii-conedu"
        "nome" => "E-book:  CONEDU em Casa - Vol 02"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-10-15"
        "final_evento" => "2020-10-17"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-09 09:36:46"
        "updated_at" => "2021-02-19 15:28:44"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 155
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-2--vii-conedu"
        "nome" => "E-book:  CONEDU em Casa - Vol 02"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-10-15"
        "final_evento" => "2020-10-17"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-09 09:36:46"
        "updated_at" => "2021-02-19 15:28:44"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #classCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1642
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1641
              +table: "edicao_ebook"
              +timestamps: false
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #connection: "mysql"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 71
                "edicao_id" => 155
                "codigo" => "978-65-86901-28-3"
                "capa" => "6023eaac38684_10022021111612.jpg"
                "titulo" => "E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos - Volume 02"
                "prefacio" => """
                  <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n
                  Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "602fe260cf3c0_19022021130800.pdf"
                "arquivo" => "190220211340_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-09 09:36:46"
                "updated_at" => "2021-02-19 15:14:00"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 71
                "edicao_id" => 155
                "codigo" => "978-65-86901-28-3"
                "capa" => "6023eaac38684_10022021111612.jpg"
                "titulo" => "E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos - Volume 02"
                "prefacio" => """
                  <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n
                  Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "602fe260cf3c0_19022021130800.pdf"
                "arquivo" => "190220211340_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-09 09:36:46"
                "updated_at" => "2021-02-19 15:14:00"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #classCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              #hidden: []
              #visible: []
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
        }
      ]
      #touches: []
      #hidden: []
      #visible: []
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Resumo

O USO DAS IMAGENS INTEGRADOS AOS TEXTOS VERBAIS TÊM SE TORNADO FREQUENTE NO CONTEXTO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DEVIDO À PROLIFERAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NAS PRÁTICAS SOCIAIS COM O INTUITO DE INFORMAR E COMUNICAR, DIVERSOS AUTORES, COMO JEWITT (2008) E CALLOW (2012), VÊM INVESTIGANDO OS SENTIDOS VEICULADOS PELOS TEXTOS IMAGÉTICOS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR AS FUNÇÕES DAS IMAGENS PRESENTES NAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL DO LIVRO DIDÁTICO EM LÍNGUA FRANCESA PARA INICIANTES E SEU PAPEL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA COMPREENSÃO DE SENTIDOS DAS COMPOSIÇÕES MULTIMODAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO OS RESULTADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DA ANÁLISE DAS IMAGENS PRESENTES NAS SEIS PRIMEIRAS LIÇÕES DE COMPREENSÃO ORAL DO LIVRO ÉCHO A1 DE NÍVEL INICIANTE EM LÍNGUA FRANCESA. OS DADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DOS ESTUDOS DAS FUNÇÕES DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS REALIZADOS POR LEVIN (1981), E REFLEXÕES EM TORNO DO USO DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL EM LIVROS DIDÁTICOS SEGUNDO CARNEY E LEVIN (2002). OS RESULTADOS REVELARAM QUE AS IMAGENS PODEM SER FERRAMENTAS PARA A COMPREENSÃO ORAL DE ALUNOS INICIANTES, DEVIDO SUAS RELAÇÕES COM OS TEXTOS ESCRITOS E ORAIS, E PODEM OFERECER GRAUS DE IMPACTO NA APRENDIZAGEM DIFERENTES EM SUAS COMPOSIÇÕES. A CONCLUSÃO DESSE ESTUDO APONTA PARA A NECESSIDADE DE DOCENTES DESENVOLVEREM PRÁTICAS DE LETRAMENTO VISUAL PARA NORTEAR SEU ENSINO POR MEIO DE IMAGENS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A LINGUÍSTICA APLICADA E PARA OS ESTUDOS DA MULTIMODALIDADE E APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO ORAL EM LÍNGUA FRANCESA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.