O USO DAS IMAGENS INTEGRADOS AOS TEXTOS VERBAIS TÊM SE TORNADO FREQUENTE NO CONTEXTO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. DEVIDO À PROLIFERAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NAS PRÁTICAS SOCIAIS COM O INTUITO DE INFORMAR E COMUNICAR, DIVERSOS AUTORES, COMO JEWITT (2008) E CALLOW (2012), VÊM INVESTIGANDO OS SENTIDOS VEICULADOS PELOS TEXTOS IMAGÉTICOS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR AS FUNÇÕES DAS IMAGENS PRESENTES NAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL DO LIVRO DIDÁTICO EM LÍNGUA FRANCESA PARA INICIANTES E SEU PAPEL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA COMPREENSÃO DE SENTIDOS DAS COMPOSIÇÕES MULTIMODAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO OS RESULTADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DA ANÁLISE DAS IMAGENS PRESENTES NAS SEIS PRIMEIRAS LIÇÕES DE COMPREENSÃO ORAL DO LIVRO ÉCHO A1 DE NÍVEL INICIANTE EM LÍNGUA FRANCESA. OS DADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DOS ESTUDOS DAS FUNÇÕES DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS REALIZADOS POR LEVIN (1981), E REFLEXÕES EM TORNO DO USO DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL EM LIVROS DIDÁTICOS SEGUNDO CARNEY E LEVIN (2002). OS RESULTADOS REVELARAM QUE AS IMAGENS PODEM SER FERRAMENTAS PARA A COMPREENSÃO ORAL DE ALUNOS INICIANTES, DEVIDO SUAS RELAÇÕES COM OS TEXTOS ESCRITOS E ORAIS, E PODEM OFERECER GRAUS DE IMPACTO NA APRENDIZAGEM DIFERENTES EM SUAS COMPOSIÇÕES. A CONCLUSÃO DESSE ESTUDO APONTA PARA A NECESSIDADE DE DOCENTES DESENVOLVEREM PRÁTICAS DE LETRAMENTO VISUAL PARA NORTEAR SEU ENSINO POR MEIO DE IMAGENS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A LINGUÍSTICA APLICADA E PARA OS ESTUDOS DA MULTIMODALIDADE E APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO ORAL EM LÍNGUA FRANCESA.