A LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA:
FORMAÇÃO DE LEITORES E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA
"2021-02-09 09:36:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 74240 "edicao_id" => 155 "trabalho_id" => 1880 "inscrito_id" => 5238 "titulo" => """ A LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: \r\n FORMAÇÃO DE LEITORES E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA """ "resumo" => "APRESENTA-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA CENTRADA NA LITERATURA DE CORDEL A FIM DE (RE)AFIRMAR POSITIVAMENTE A IDENTIDADE CULTURAL DOS/AS ESTUDANTES E ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA LITERÁRIA. OS FOLHETOS DESTACAM-SE COMO UMA DAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS MAIS PRESENTES NA CULTURA NORDESTINA, DEMARCADA PELA SINGULARIDADE LINGUÍSTICA, COM EXPRESSÃO POÉTICA DE CARÁTER POPULAR, EXPANDINDO-SE PARA OUTROS MEIOS/MÍDIAS, COMO PROGRAMAS TELEVISIVOS, FEIRAS LITERÁRIAS, JORNAIS E REVISTAS. O CORDEL PERMITE A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE E SUAS DEMANDAS, RETRATANDO O COTIDIANO, A LÍNGUA, A REALIDADE DO POVO BRASILEIRO E SUAS ESPECIFICIDADES, BEM COMO PROPICIA REMEMORAR E/OU RETOMAR CRITICAMENTE FATOS HISTÓRICOS RELEVANTES. COMO CORPUS PARA DESENVOLVER O TRABALHO, FORAM SELECIONADOS FOLHETOS QUE TEMATIZAM, PRINCIPALMENTE, FATOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS DO EIXO ILHÉUS-ITABUNA (BA) E DE RELEVO SOCIAL, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A FAIXA ETÁRIA DOS/DAS DISCENTES (ENSINO FUNDAMENTAL II) E DESTACANDO-SE, ENTRE DIVERSOS AUTORES, OS FOLHETOS DO CORDELISTA BAIANO, RADICADO EM ITABUNA, MINELVINO FRANCISCO SILVA. CONSIDERANDO OS ASPECTOS DA PESQUISA, A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, EMBASADA NOS ESTUDOS DO FOLCLORISTA LUÍS DA CÂMARA CASCUDO (2006) SOBRE A LITERATURA ORAL/ESCRITA E A CULTURA POPULAR; NO CONCEITO DE LETRAMENTO LITERÁRIO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA E EXPANDIDA DE RILDO COSSON (2006; 2018); NOS ESTUDOS DE JORGE DE SOUZA ARAÚJO (2015) SOBRE MINELVINO FRANCISCO SILVA E SUA OBRA; NAS PESQUISAS DE VIÉS HISTÓRICO DO CORDEL, COM MARCO HAURÉLIO (2012; 2013; 2016); E NA LITERATURA POPULAR DE ARIEVALDO VIANA (2010). ALMEJOU-SE, ASSIM, INCENTIVAR, ENCANTAR OS/AS ESTUDANTES E, SOBRETUDO, GARANTIR A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA, E, POR CONSEQUÊNCIA, DESENVOLVER A CRITICIDADE E CRIATIVIDADE DOS/AS EDUCANDOS/AS, POIS, ACREDITA-SE QUE A LITERATURA HUMANIZA E CONTRIBUI, DESSA FORMA, PARA O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE E, CONSEQUENTEMENTE, PARA O RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, CORDEL SUL-BAIANO, PRÁTICAS METODOLÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID5238_17092020173359.pdf" "created_at" => "2021-02-11 09:40:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA SOUZA GÓES FARIAS" "autor_nome_curto" => "KEILA GÓES" "autor_email" => "keusgoes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:36:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 74240 "edicao_id" => 155 "trabalho_id" => 1880 "inscrito_id" => 5238 "titulo" => """ A LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: \r\n FORMAÇÃO DE LEITORES E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA """ "resumo" => "APRESENTA-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA CENTRADA NA LITERATURA DE CORDEL A FIM DE (RE)AFIRMAR POSITIVAMENTE A IDENTIDADE CULTURAL DOS/AS ESTUDANTES E ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA LITERÁRIA. OS FOLHETOS DESTACAM-SE COMO UMA DAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS MAIS PRESENTES NA CULTURA NORDESTINA, DEMARCADA PELA SINGULARIDADE LINGUÍSTICA, COM EXPRESSÃO POÉTICA DE CARÁTER POPULAR, EXPANDINDO-SE PARA OUTROS MEIOS/MÍDIAS, COMO PROGRAMAS TELEVISIVOS, FEIRAS LITERÁRIAS, JORNAIS E REVISTAS. O CORDEL PERMITE A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE E SUAS DEMANDAS, RETRATANDO O COTIDIANO, A LÍNGUA, A REALIDADE DO POVO BRASILEIRO E SUAS ESPECIFICIDADES, BEM COMO PROPICIA REMEMORAR E/OU RETOMAR CRITICAMENTE FATOS HISTÓRICOS RELEVANTES. COMO CORPUS PARA DESENVOLVER O TRABALHO, FORAM SELECIONADOS FOLHETOS QUE TEMATIZAM, PRINCIPALMENTE, FATOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS DO EIXO ILHÉUS-ITABUNA (BA) E DE RELEVO SOCIAL, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A FAIXA ETÁRIA DOS/DAS DISCENTES (ENSINO FUNDAMENTAL II) E DESTACANDO-SE, ENTRE DIVERSOS AUTORES, OS FOLHETOS DO CORDELISTA BAIANO, RADICADO EM ITABUNA, MINELVINO FRANCISCO SILVA. CONSIDERANDO OS ASPECTOS DA PESQUISA, A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, EMBASADA NOS ESTUDOS DO FOLCLORISTA LUÍS DA CÂMARA CASCUDO (2006) SOBRE A LITERATURA ORAL/ESCRITA E A CULTURA POPULAR; NO CONCEITO DE LETRAMENTO LITERÁRIO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA E EXPANDIDA DE RILDO COSSON (2006; 2018); NOS ESTUDOS DE JORGE DE SOUZA ARAÚJO (2015) SOBRE MINELVINO FRANCISCO SILVA E SUA OBRA; NAS PESQUISAS DE VIÉS HISTÓRICO DO CORDEL, COM MARCO HAURÉLIO (2012; 2013; 2016); E NA LITERATURA POPULAR DE ARIEVALDO VIANA (2010). ALMEJOU-SE, ASSIM, INCENTIVAR, ENCANTAR OS/AS ESTUDANTES E, SOBRETUDO, GARANTIR A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA, E, POR CONSEQUÊNCIA, DESENVOLVER A CRITICIDADE E CRIATIVIDADE DOS/AS EDUCANDOS/AS, POIS, ACREDITA-SE QUE A LITERATURA HUMANIZA E CONTRIBUI, DESSA FORMA, PARA O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE E, CONSEQUENTEMENTE, PARA O RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, CORDEL SUL-BAIANO, PRÁTICAS METODOLÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID5238_17092020173359.pdf" "created_at" => "2021-02-11 09:40:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA SOUZA GÓES FARIAS" "autor_nome_curto" => "KEILA GÓES" "autor_email" => "keusgoes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:36:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 155 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02" "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação." "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2" "logo" => null "capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-10-15" "final_evento" => "2020-10-17" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-09 09:36:46" "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 155 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02" "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação." "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2" "logo" => null "capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-10-15" "final_evento" => "2020-10-17" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-09 09:36:46" "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 71 "edicao_id" => 155 "codigo" => "978-65-86901-28-3" "capa" => "6023eaac38684_10022021111612.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos</strong><br />\r\n <br />\r\n A compilação de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado à temática Educação como (re)existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. A discussão envolve reavaliar formas de pensar a educação como um espaço-tempo de mudanças, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educação por esse viés? Como postulou Paulo Freire “a educação é um ato de ousadia” e, tomando essa proposição é que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma formação que amplie os horizontes dos sujeitos que compõem essa engrenagem. <br />\r\n <br />\r\n No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo à demanda apresentada pela pandemia causada por um vírus (COVID-19). O distanciamento social imposto à população mundial evidenciou questões ambientais, sociais, culturais e econômicas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade já passou por outras crises sanitárias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experiência? <br />\r\n <br />\r\n O contexto pandêmico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, também no âmbito educacional. O vocabulário docente foi permeado de palavras como síncrono, assíncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evidência. Conceitos, já cristalizados no campo educacional também foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. Nesse sentido, educação, ensino, aprendizagem, mediação, aula e avaliação, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em vários momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem número de estudantes brasileiros e reafirmando que não estamos todo/as em um mesmo lugar, a condição social é uma chave de análise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclusão e exclusão, bem como, dimensões humanitárias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir. <br />\r\n <br />\r\n A análise do impacto desse momento, ainda será sentida por nós e pelas futuras gerações que precisarão reencontrar na educação o caminho para a mudança. Esse caminho envolve sujeitos, interações, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Não se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus próprios sujeitos em que a experiência, em sua dimensão singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centenário, ainda se faz necessário por reafirmarmos que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra.” O mundo que vivemos hoje prescinde de mudanças, transformações e (re)existências com novas leituras. <br />\r\n <br />\r\n Precisamos pensar, também, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pandêmicos a educação possa nos trazer uma dimensão consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? É preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educação necessitando de ressignificações mais humanas e possíveis. Os textos que vocês lerão nesse e-book são frutos de uma socialização que se fez emergente e necessária nesse momento de crise. <br />\r\n <br />\r\n Por fim, nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promoção das mudanças que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo (Krenak, 2019) tendo a esperança que nos engajaremos na construção de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades. <br />\r\n <br />\r\n Referências<br />\r\n FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. <br />\r\n <br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "602fe260cf3c0_19022021130800.pdf" "arquivo" => "190220211340_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-02.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-09 09:36:46" "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 71 "edicao_id" => 155 "codigo" => "978-65-86901-28-3" "capa" => "6023eaac38684_10022021111612.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos</strong><br />\r\n <br />\r\n A compilação de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado à temática Educação como (re)existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. A discussão envolve reavaliar formas de pensar a educação como um espaço-tempo de mudanças, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educação por esse viés? Como postulou Paulo Freire “a educação é um ato de ousadia” e, tomando essa proposição é que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma formação que amplie os horizontes dos sujeitos que compõem essa engrenagem. <br />\r\n <br />\r\n No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo à demanda apresentada pela pandemia causada por um vírus (COVID-19). O distanciamento social imposto à população mundial evidenciou questões ambientais, sociais, culturais e econômicas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade já passou por outras crises sanitárias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experiência? <br />\r\n <br />\r\n O contexto pandêmico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, também no âmbito educacional. O vocabulário docente foi permeado de palavras como síncrono, assíncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evidência. Conceitos, já cristalizados no campo educacional também foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. Nesse sentido, educação, ensino, aprendizagem, mediação, aula e avaliação, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em vários momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem número de estudantes brasileiros e reafirmando que não estamos todo/as em um mesmo lugar, a condição social é uma chave de análise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclusão e exclusão, bem como, dimensões humanitárias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir. <br />\r\n <br />\r\n A análise do impacto desse momento, ainda será sentida por nós e pelas futuras gerações que precisarão reencontrar na educação o caminho para a mudança. Esse caminho envolve sujeitos, interações, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Não se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus próprios sujeitos em que a experiência, em sua dimensão singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centenário, ainda se faz necessário por reafirmarmos que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra.” O mundo que vivemos hoje prescinde de mudanças, transformações e (re)existências com novas leituras. <br />\r\n <br />\r\n Precisamos pensar, também, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pandêmicos a educação possa nos trazer uma dimensão consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? É preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educação necessitando de ressignificações mais humanas e possíveis. Os textos que vocês lerão nesse e-book são frutos de uma socialização que se fez emergente e necessária nesse momento de crise. <br />\r\n <br />\r\n Por fim, nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promoção das mudanças que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo (Krenak, 2019) tendo a esperança que nos engajaremos na construção de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades. <br />\r\n <br />\r\n Referências<br />\r\n FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. <br />\r\n <br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "602fe260cf3c0_19022021130800.pdf" "arquivo" => "190220211340_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-02.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-09 09:36:46" "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }