O PRESENTE ARTIGO É PARTE DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE A CRIAÇÃO DE VOCABULÁRIO DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LIBRAS4 REALIZADO NO ANO DE 2012. DIANTE DA PROBLEMÁTICA QUE ENVOLVEU: A FALTA DE INTÉRPRETES EDUCACIONAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL REI -MG E DEVIDO A DIFICULDADE DE SEIS ALUNOS SURDOS EM APRENDER OS CONTEÚDOS ESCOLARES, SEM A MEDIAÇÃO DO TILSP - TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA CLASSE DITA “INCLUSIVA”, PROPOMOS A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA ATENDER AS DEMANDAS DOS ALUNOS SURDOS. NESSE SENTIDO, O PROJETO TEVE COMO OBJETIVO GERAL A MINISTRAÇÃO DE AULAS EM LIBRAS E A CRIAÇÃO SINAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS POR MEIO DE ESTUDOS COM OS ALUNOS SURDOS. DESTA FORMA, A PRESENTE DISCUSSÃO SE FAZ IMPORTANTE E NECESSÁRIA, UMA VEZ QUE, OS ALUNOS SURDOS DA ESCOLA REGULAR TINHAM DIFICULDADES COM A LÍNGUA PORTUGUESA, ALÉM DISSO, HAVIA NAQUELA ÉPOCA UM GRANDE DESAFIO PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DO 9ºANO, QUE ERA AUSÊNCIA DE SINAIS EM LIBRAS PARA ALGUNS CONCEITOS CIENTÍFICOS. A PROPOSTA QUE SE INICIOU COM AULAS DE CIÊNCIAS EM LIBRAS, SE EXPANDIU PARA A CRIAÇÃO DE SINAIS DOS CONCEITOS TRABALHADOS, TRAZENDO NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS.