Artigo E-book: CONEDU em Casa - Vol 02

E-books

ISBN: 978-65-86901-28-3

A ESCRITA NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ATRAVESSAMENTOS AUTÔNOMOS E IDEOLÓGICOS

Palavra-chaves: LETRAMENTO, ENSINO MÉDIO, ESCRITA, ENEM, E-book E-book Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Resumo

NESTE ARTIGO TEMOS COMO OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DE ESCRITA DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA, NUM CONTEXTO DE ENSINO EM QUE A PROFESSORA TAMBÉM ASSUMIU O PAPEL DE PESQUISADORA. TRATA-SE DO RECORTE DE UMA PESQUISA-AÇÃO, QUE SE INSERE NO CAMPO DA LINGUÍSTICA APLICADA, QUE ANALISOU COMO OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SE APROPRIAM DA ESCRITA EM EVENTOS DE LETRAMENTO DURANTE A PREPARAÇÃO PARA O ENEM (EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO). PARA ANCORAR AS REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE DOS DIÁRIOS DA PROFESSORA E DOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS, RECORREMOS AOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO, COMO STREET (1984), IVANIC (1998), ROJO (2009), KLEIMAN (1995), ENTRE OUTROS. A ANÁLISE DOS DADOS PERMITIU A VERIFICAÇÃO DE UM CENÁRIO EM QUE A CONCEPÇÃO DE ESCRITA DOMINANTE NAS PRÁTICAS DE ENSINO EM QUE OS DADOS FORAM COLETADOS É A DE LETRAMENTO AUTÔNOMO. ISSO SE JUSTIFICA, SOBRETUDO, PELAS EXIGÊNCIAS DO ENEM, QUE CONTRIBUEM PARA QUE PROFESSORA E ESTUDANTES ATENDAM ÀS DETERMINAÇÕES DA PROPOSTA DE ESCRITA IMPOSTA NA ELABORAÇÃO DA REDAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.