O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR ELEMENTOS DA FORMAÇÃO TÉCNICA QUE FAVORECEM O ACESSO DOS JOVENS
NA BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO POR INTERMÉDIO DO PROJETO SOLDADO CIDADÃO (PSC), UMA POLÍTICA PÚBLICA
EDUCACIONAL DO GOVERNO FEDERAL, CUJA FINALIDADE É OFERECER QUALIFICAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL AOS
MILITARES LICENCIADOS, POR TÉRMINO DO SERVIÇO MILITAR INICIAL (SMI), POSSIBILITANDO-LHES CONCORRER AO
MERCADO DE TRABALHO EM MELHORES CONDIÇÕES. O PSC FOI OFICIALMENTE LANÇADO EM 10 DE AGOSTO DE 2004
E, SEGUNDO DADOS DO MINISTÉRIO DA DEFESA (MD), DE 2004 A 2019, FORAM HABILITADOS MAIS DE 250 MIL
JOVENS. ESTIPULOU-SE O SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: COMO O PSC CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO TÉCNICA
NECESSÁRIA AO PRIMEIRO EMPREGO DURANTE O SMI? A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, COM
PESQUISAS DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, TENDO QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS,
DIRECIONADOS AOS EGRESSOS DOS CURSOS E AOS MARINHEIROS-RECRUTAS MATRICULADOS NA TURMA 2012-2, EM
CENTRO DE INSTRUÇÃO DA MARINHA DO BRASIL, E TAMBÉM AOS GESTORES DO PROJETO NO COMANDO DE OPERAÇÕES
TERRESTRES E NO MD, SUJEITOS DO ESTUDO. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CONSTITUIU-SE COMO UM ESTUDO
DE CASO, TIPO ÚNICO, CUJA UNIDADE DE ANÁLISE FOI O PRÓPRIO PSC. PODE-SE VERIFICAR QUE OS JOVENS CURSANTES
PASSARAM A DISPOR, SEGUNDO SUA PRÓPRIA ÓTICA, DAS SEGUINTES COMPETÊNCIAS APREENDIDAS, EM ESPECIAL: (I)
A FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DE TAREFAS EM EQUIPE; (II) A INICIATIVA PARA BUSCAR
INFORMAÇÕES PERTINENTES AO SEU TRABALHO; E (III) A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS.