A IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS NO CONTEXTO ESCOLAR VEM DESPONTANDO COMO UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA QUE POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E EXPERIENCIAL, CONTRIBUINDO TAMBÉM PARA FORMAÇÃO DE VALORES ÉTICOS DESDE A MAIS TENRA IDADE. O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO UM PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA HORTA PEDAGÓGICA NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA –
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – COM O OBJETIVO DE PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA TRANSDISCIPLINAR. TAL EXPERIÊNCIA ABRANGEU A
PARTICIPAÇÃO DE DIVERSOS ATORES DA COMUNIDADE ESCOLAR, EM ESPECIAL, DE CRIANÇAS E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO DAS AUTORAS DESTE TEXTO. NO RELATO, SÃO ABORDADAS AS DIFERENTES ETAPAS E AÇÕES REALIZADAS AO LONGO DO PROCESSO, ALÉM DOS DESAFIOS E ALTERNATIVAS ENCONTRADAS DIANTE DA NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO AO FORMATO REMOTO ADVINDO DO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL GERADO PELA PANDEMIA PROVOCADA PELO VÍRUS
SARS-COV-2. OS DESAFIOS VIVENCIADOS NO PERÍODO PANDÊMICO CULMINARAM NA NECESSIDADE DE REINVENÇÃO DO FAZER EDUCATIVO, SENDO EVIDENCIADAS NOVAS FORMAS DE SE ENXERGAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA E DA HORTA. RESULTADOS POSITIVOS TEM SIDO OBSERVADOS, TAIS COMO O DESPERTAR DO INTERESSE, CURIOSIDADE E ENCANTAMENTO DAS CRIANÇAS PARA COM OS TEMAS TRABALHADOS, ALÉM DO ENVOLVIMENTO CRESCENTE DE DIFERENTE SETORES DA COMUNIDADE
ESCOLAR E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO COM AS FAMÍLIAS, FUNDAMENTAIS PARA QUE O PROCESSO EDUCATIVO SEJA SIGNIFICATIVO, TRANSVERSAL E CONTÍNUO.