O PRESENTE ESTUDO DESENVOLVEU-SE COM O INTUITO DE FOMENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA
LINGUAGEM DE COMUNICAÇÃO, UMA VEZ QUE SE SABE DA IMPORTÂNCIA DELA PARA O PROCESSO ENUNCIATIVO,
SEJA ELE IMPRESSO OU DIGITAL, TANTO PARA O EMISSOR COMO PARA O RECEPTOR. NESSE TRABALHO OBJETIVOU-
SE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS LINGUAGENS DE COMUNICAÇÃO PARA OS ALUNOS DO 8O ANO DA ESCOLA
MUNICIPAL PROFESSORA MARIA MADALENA DA SILVA. PROCURANDO DESPERTAR OS INTERESSES DOS
ESTUDANTES DE MODO A CONTRIBUIR PARA SUAS APRENDIZAGENS, BEM COMO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE
NOVAS PRÁTICAS DE LINGUAGENS DENTRO DO ESPAÇO DA SALA DE AULA, INSTAURANDO PROCESSOS CRÍTICOS
REFLEXIVOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COM ESSES ALUNOS. DIANTE DISSO, NESSE ESTUDO SOBRE A
IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO, O CAMPO EMPÍRICO PARA DESENVOLVER A PESQUISA FOI UMA
TURMA DE 8O ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE GUAMARÉ/RN. O PERCURSO METODOLÓGICO
DESTE ESTUDO CONCENTRA-SE, SEGUNDO A NATUREZA DOS DADOS, COMO UMA PESQUISA DE EVIDÊNCIA
QUALITATIVA E QUANTITATIVA, ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES FEITAS EM SALA E UM QUESTIONÁRIO QUE RESULTOU
EM GRÁFICOS QUE FORAM ANALISADOS PELA PROFESSORA PESQUISADORA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS
ALUNOS USAM A LINGUAGEM E A CONCEITUAM COMO INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO E QUE ELA ESTÁ
PRESENTE EM SEU COTIDIANO. REALIZOU-SE ESTA PESQUISA PROCURANDO COMPREENDER O CONTEXTO SOCIAL
DOS ALUNOS COM O INTUITO DE VALORIZAR AS VÁRIAS FORMAS DE LINGUAGENS PARA A COMUNICAÇÃO, E
TRABALHANDO O SEU PODER DE COMPREENSÃO TEXTUAL