HISTÓRIA EM QUADRINHO: A CRIAÇÃO E A EXPRESSÃO NA WEB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7368 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1993 "inscrito_id" => 3528 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHO: A CRIAÇÃO E A EXPRESSÃO NA WEB" "resumo" => "Este artigo trata de um relato de experiência realizada com a utilização do Toondoo, site gratuito de criação de histórias em quadrinhos e tirinhas - com alunos e professor do 6º Ano, na disciplina de Língua Portuguesa de uma escola particular de Campina Grande - PB. Estudo qualitativo, como técnica utilizou-se observação participante no laboratório de informática. Considera-se que o uso do referido site possibilitou sobremaneira o aprimoramento da habilidade da escrita e o desenvolvimento sociointerativo, visto que despertou nos estudantes uma nova maneira de interagir e construir conhecimento, bem como impulsionou o uso de outros recursos digitais, o que não seria possível com o uso de meios convencionais, como: Lápis e papel. Portanto, o desafio que está posto é articular a teoria a prática e utilizar de maneira potencial as tecnologias digitais no contexto escolar, criando cenário de aprendizagem que possibilitem novos modos de pensar, agir, criar e recriar e modificar formas de conviver. Isto significa integrar a Educação com a cultura digital, o que envolve enfrentar conflitos e novos desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, CULTURA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_16_08_2014_00_21_34_idinscrito_3528_3797a917e9b5ed2576a6899208bc3d57.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIVONE LOPES GOMES" "autor_nome_curto" => "LUZIVONE" "autor_email" => "luzivone@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7368 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1993 "inscrito_id" => 3528 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHO: A CRIAÇÃO E A EXPRESSÃO NA WEB" "resumo" => "Este artigo trata de um relato de experiência realizada com a utilização do Toondoo, site gratuito de criação de histórias em quadrinhos e tirinhas - com alunos e professor do 6º Ano, na disciplina de Língua Portuguesa de uma escola particular de Campina Grande - PB. Estudo qualitativo, como técnica utilizou-se observação participante no laboratório de informática. Considera-se que o uso do referido site possibilitou sobremaneira o aprimoramento da habilidade da escrita e o desenvolvimento sociointerativo, visto que despertou nos estudantes uma nova maneira de interagir e construir conhecimento, bem como impulsionou o uso de outros recursos digitais, o que não seria possível com o uso de meios convencionais, como: Lápis e papel. Portanto, o desafio que está posto é articular a teoria a prática e utilizar de maneira potencial as tecnologias digitais no contexto escolar, criando cenário de aprendizagem que possibilitem novos modos de pensar, agir, criar e recriar e modificar formas de conviver. Isto significa integrar a Educação com a cultura digital, o que envolve enfrentar conflitos e novos desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, CULTURA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_16_08_2014_00_21_34_idinscrito_3528_3797a917e9b5ed2576a6899208bc3d57.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIVONE LOPES GOMES" "autor_nome_curto" => "LUZIVONE" "autor_email" => "luzivone@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }