ESTIMULAÇÃO COGNITIVA COM JOGOS ELETRÔNICOS: UM ESTUDO DE CASO
"2020-12-10 11:46:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73598 "edicao_id" => 149 "trabalho_id" => 570 "inscrito_id" => 903 "titulo" => "ESTIMULAÇÃO COGNITIVA COM JOGOS ELETRÔNICOS: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI AVALIAR OS EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE TREINAMENTO COGNITIVO UTILIZANDO UM JOGO ELETRÔNICO DE CULINÁRIA E UM JOGO COGNITIVO PARA MEMÓRIA EM UMA IDOSA SAUDÁVEL. A PARTICIPANTE TEM 66 ANOS, É CASADA E APRESENTA QUADRO DE HIPERTENÇÃO ARTERIAL, FAZENDO USO DE ANTI-HIPERTENSIVO. NÃO HAVIA HISTÓRICO DE DOENÇAS NEURODEGENRATIVAS NA FAMÍLIA. A PESQUISA OCORREU EM TRÊS FASES. NAS ETAPAS PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO FORAM APLICADOS O MINI EXAME DO ESTADO MENTAL (MEEM), O MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT (MOCA) E O TRAIL MAKING TEST (TMT) PARTES A E B. A INTERVENÇÃO COMPREENDEU 10 SESSÕES DE TREINAMENTO, COM DURAÇÃO DE 30 MINUTOS, UTILIZANDO OS JOGOS COOKING FEVER E MEMÓRIA E CORES. A PARTICIPANTE APRESENTOU MELHORES RESULTADOS NO TESTE MOCA E TMT-B APÓS A INTERVENÇÃO. O PRINCIPAL DOMÍNIO COGNTIVO COM MELHORA FOI EVOCAÇÃO TARDIA, QUE PASSOU DE 3 ACERTOS (60% DAS PALAVRAS RECORDADAS) PARA 5 (100% DAS PALAVRAS RECORDADAS). ALÉM DISSO, O TEMPO DE REALIZAÇÃO DO TMT FOI REDUZIDO EM 38 SEGUNDOS. DESSA MANEIRA, FOI DEMONSTRADO QUE, APÓS SESSÕES DE TREINAMENTO, JOGOS ELETRÔNICOS EM UM SMARTPHONE PODEM MELHORAR FUNÇÕES COGNTIVAS, COMO MEMÓRIA E ATENÇÃO VISUOESPACIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Atenção à saúde: promoção, prevenção e reabilitação no envelhecimento." "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, JOGOS ELETRÔNICOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV136_MD1_SA3_ID903_08102020211504.pdf" "created_at" => "2020-12-11 09:59:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA MEDEIROS" "autor_email" => "medeirosgabriella7@gmail." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vii-cieh" "edicao_nome" => "Anais do VII CIEH" "edicao_evento" => "CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd234c6854b3_10122020114630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 11:46:30" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73598 "edicao_id" => 149 "trabalho_id" => 570 "inscrito_id" => 903 "titulo" => "ESTIMULAÇÃO COGNITIVA COM JOGOS ELETRÔNICOS: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI AVALIAR OS EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE TREINAMENTO COGNITIVO UTILIZANDO UM JOGO ELETRÔNICO DE CULINÁRIA E UM JOGO COGNITIVO PARA MEMÓRIA EM UMA IDOSA SAUDÁVEL. A PARTICIPANTE TEM 66 ANOS, É CASADA E APRESENTA QUADRO DE HIPERTENÇÃO ARTERIAL, FAZENDO USO DE ANTI-HIPERTENSIVO. NÃO HAVIA HISTÓRICO DE DOENÇAS NEURODEGENRATIVAS NA FAMÍLIA. A PESQUISA OCORREU EM TRÊS FASES. NAS ETAPAS PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO FORAM APLICADOS O MINI EXAME DO ESTADO MENTAL (MEEM), O MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT (MOCA) E O TRAIL MAKING TEST (TMT) PARTES A E B. A INTERVENÇÃO COMPREENDEU 10 SESSÕES DE TREINAMENTO, COM DURAÇÃO DE 30 MINUTOS, UTILIZANDO OS JOGOS COOKING FEVER E MEMÓRIA E CORES. A PARTICIPANTE APRESENTOU MELHORES RESULTADOS NO TESTE MOCA E TMT-B APÓS A INTERVENÇÃO. O PRINCIPAL DOMÍNIO COGNTIVO COM MELHORA FOI EVOCAÇÃO TARDIA, QUE PASSOU DE 3 ACERTOS (60% DAS PALAVRAS RECORDADAS) PARA 5 (100% DAS PALAVRAS RECORDADAS). ALÉM DISSO, O TEMPO DE REALIZAÇÃO DO TMT FOI REDUZIDO EM 38 SEGUNDOS. DESSA MANEIRA, FOI DEMONSTRADO QUE, APÓS SESSÕES DE TREINAMENTO, JOGOS ELETRÔNICOS EM UM SMARTPHONE PODEM MELHORAR FUNÇÕES COGNTIVAS, COMO MEMÓRIA E ATENÇÃO VISUOESPACIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Atenção à saúde: promoção, prevenção e reabilitação no envelhecimento." "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, JOGOS ELETRÔNICOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV136_MD1_SA3_ID903_08102020211504.pdf" "created_at" => "2020-12-11 09:59:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA MEDEIROS" "autor_email" => "medeirosgabriella7@gmail." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vii-cieh" "edicao_nome" => "Anais do VII CIEH" "edicao_evento" => "CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd234c6854b3_10122020114630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 11:46:30" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }