O ENVELHECIMENTO À LUZ DA LITERATURA INFANTIL: SEUS ENCANTOS, SABERES E DESCOBERTAS
DIAS, CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO *
SOBRAL, ELBA *
RESUMO
LER OU CONTAR HISTÓRIAS SÃO AÇÕES QUE ULTRAPASSAM AS PAREDES DOS LARES E, NO BRASIL, AINDA SE FAZEM MAIS PRESENTES NOS DIFERENTES ESPAÇOS ESCOLARES. A LITERATURA INFANTIL, ESPECIFICAMENTE, AO ABORDAR ASPECTOS DA VELHICE E DO ENVELHECIMENTO, QUE SE CARACTERIZAM NAS IMAGENS E TEMAS VEICULADAS NAS OBRAS ANALISADAS NESTE TRABALHO, APONTA OS DIVERSOS PERFIS DAS PESSOAS IDOSAS, BUSCANDO COMPREENDER AS VERDADES E OS SABERES QUE ESTÃO SENDO ENSINADOS ÀS CRIANÇAS SOBRE VELHICES, RELAÇÕES INTERGERACIONAIS E FINITUDE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA QUAL SÃO ANALISADOS OITO LIVROS DIRECIONADOS AO PÚBLICO INFANTIL, QUE FOCALIZAM A FIGURA DO (A) IDOSO (A), NOS ASPECTOS FAMILIARES, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS. ESPERA-SE, COMO RESULTADO DELA, ASSESSORAR A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NAS ESCOLAS, NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR, SOB A ÓTICA DA GERONTOLOGIA SOCIAL, DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO DE LEITORES, ESTIMULANDO REFLEXÕES E COLABORANDO PARA UMA EDUCAÇÃO NOS REFERIDOS TEMAS DESDE A INFÂNCIA.
PALAVRAS-CHAVE: LITERATURA INFANTIL. OBRAS LITERÁRIAS. ENVELHECIMENTO. GERONTOLOGIA.
ABSTRACT
READING OR TELLING STORIES ARE ACTIONS THAT GO BEYOND THE WALLS OF HOMES AND, IN BRAZIL, ARE STILL MORE PRESENT IN DIFFERENT SCHOOL SPACES. CHILDREN'S LITERATURE, SPECIFICALLY, WHEN ADDRESSING ASPECTS OF OLD AGE AND AGING, WHICH ARE CHARACTERIZED IN THE IMAGES AND THEMES CONVEYED IN THE WORKS ANALYZED IN THIS WORK, POINTS OUT THE DIFFERENT PROFILES OF ELDERLY PEOPLE, SEEKING TO UNDERSTAND THE TRUTHS AND KNOWLEDGE THAT ARE BEING TAUGHT TO CHILDREN ABOUT OLD AGE, INTERGENERATIONAL RELATIONSHIPS AND FINITUDE. THIS IS A BIBLIOGRAPHIC RESEARCH IN WHICH EIGHT BOOKS AIMED AT CHILDREN ARE ANALYZED, FOCUSING ON THE FIGURE OF THE ELDERLY, IN THE FAMILY, PSYCHOLOGICAL AND SOCIAL ASPECTS. IT IS EXPECTED, AS A RESULT OF IT, TO ADVISE ON THE IMPLEMENTATION OF PEDAGOGICAL PROJECTS IN SCHOOLS, IN AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE, FROM THE PERSPECTIVE OF SOCIAL GERONTOLOGY, EDUCATION AND THE TRAINING OF READERS, STIMULATING REFLECTIONS AND COLLABORATING FOR AN EDUCATION ON THESE THEMES SINCE CHILDHOOD.
KEYWORDS: CHILDREN'S LITERATURE. LITERARY WORKS. AGING. GERONTOLOGY.