Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO DE BIOLOGIA: A PRESENÇA DE CONCEPÇÕESALTERNATIVAS NA APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMAIMUNOLÓGICO

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, BIOLOGIA, SISTEMA IMUNOLÓGICO, ENSINO MÉDIO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72919
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: A PRESENÇA DE CONCEPÇÕESALTERNATIVAS NA APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMAIMUNOLÓGICO"
    "resumo" => """
      EMBORA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESTEJAM INSERIDAS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, MUITAS VEZES NÃO SÃO\r\n
      NOTADAS, PORÉM, INDEPENDENTEMENTE DO NÍVEL DE INSTRUÇÃO, TODOS OS INDIVÍDUOS POSSUEM\r\n
      CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELACIONADOS A ALGUMA TEMÁTICA CIENTÍFICA/TECNOLÓGICA ADVINDA DO SENSO\r\n
      COMUM OU ATRAVÉS DAS RELAÇÕES SOCIAIS, PRINCIPALMENTE AS RELAÇÕES FAMILIARES. COM O OBJETIVO DE\r\n
      AVALIAR A PRESENÇA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO, FOI APLICADO UM\r\n
      QUESTIONÁRIO, CONTENDO OITO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SOBRE IMUNOLOGIA, A 50 ALUNOS DO 2° ANO DO\r\n
      ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO LOCALIZADAS NAS CIDADES DE MACAU E\r\n
      PENDÊNCIAS. A PARTIR DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES FOI POSSÍVEL OBSERVAR VÁRIAS CONCEPÇÕES\r\n
      ALTERNATIVAS E ATÉ MESMO UMA VISÃO DISTORCIDA SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA. DESSA FORMA, FOI POSSÍVEL\r\n
      IDENTIFICAR QUE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRAZIDOS PELOS ESTUDANTES, RESULTANTES DA SUA VIDA COTIDIANA,\r\n
      PODEM SER DE GRANDE RELEVÂNCIA NO MOMENTO DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PELOS PROFESSORES, POIS, A\r\n
      ARTICULAÇÃO ENTRE OS PRÉ-CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM\r\n
      DOS CONTEÚDOS PELOS ALUNOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, BIOLOGIA, SISTEMA IMUNOLÓGICO, ENSINO MÉDIO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1052_30112020090302.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA "
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA"
    "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72919
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: A PRESENÇA DE CONCEPÇÕESALTERNATIVAS NA APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMAIMUNOLÓGICO"
    "resumo" => """
      EMBORA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESTEJAM INSERIDAS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, MUITAS VEZES NÃO SÃO\r\n
      NOTADAS, PORÉM, INDEPENDENTEMENTE DO NÍVEL DE INSTRUÇÃO, TODOS OS INDIVÍDUOS POSSUEM\r\n
      CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELACIONADOS A ALGUMA TEMÁTICA CIENTÍFICA/TECNOLÓGICA ADVINDA DO SENSO\r\n
      COMUM OU ATRAVÉS DAS RELAÇÕES SOCIAIS, PRINCIPALMENTE AS RELAÇÕES FAMILIARES. COM O OBJETIVO DE\r\n
      AVALIAR A PRESENÇA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO, FOI APLICADO UM\r\n
      QUESTIONÁRIO, CONTENDO OITO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SOBRE IMUNOLOGIA, A 50 ALUNOS DO 2° ANO DO\r\n
      ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO LOCALIZADAS NAS CIDADES DE MACAU E\r\n
      PENDÊNCIAS. A PARTIR DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES FOI POSSÍVEL OBSERVAR VÁRIAS CONCEPÇÕES\r\n
      ALTERNATIVAS E ATÉ MESMO UMA VISÃO DISTORCIDA SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA. DESSA FORMA, FOI POSSÍVEL\r\n
      IDENTIFICAR QUE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRAZIDOS PELOS ESTUDANTES, RESULTANTES DA SUA VIDA COTIDIANA,\r\n
      PODEM SER DE GRANDE RELEVÂNCIA NO MOMENTO DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PELOS PROFESSORES, POIS, A\r\n
      ARTICULAÇÃO ENTRE OS PRÉ-CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM\r\n
      DOS CONTEÚDOS PELOS ALUNOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, BIOLOGIA, SISTEMA IMUNOLÓGICO, ENSINO MÉDIO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1052_30112020090302.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA "
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA"
    "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

EMBORA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESTEJAM INSERIDAS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, MUITAS VEZES NÃO SÃO NOTADAS, PORÉM, INDEPENDENTEMENTE DO NÍVEL DE INSTRUÇÃO, TODOS OS INDIVÍDUOS POSSUEM CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELACIONADOS A ALGUMA TEMÁTICA CIENTÍFICA/TECNOLÓGICA ADVINDA DO SENSO COMUM OU ATRAVÉS DAS RELAÇÕES SOCIAIS, PRINCIPALMENTE AS RELAÇÕES FAMILIARES. COM O OBJETIVO DE AVALIAR A PRESENÇA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO, CONTENDO OITO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SOBRE IMUNOLOGIA, A 50 ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO LOCALIZADAS NAS CIDADES DE MACAU E PENDÊNCIAS. A PARTIR DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES FOI POSSÍVEL OBSERVAR VÁRIAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E ATÉ MESMO UMA VISÃO DISTORCIDA SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA. DESSA FORMA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRAZIDOS PELOS ESTUDANTES, RESULTANTES DA SUA VIDA COTIDIANA, PODEM SER DE GRANDE RELEVÂNCIA NO MOMENTO DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PELOS PROFESSORES, POIS, A ARTICULAÇÃO ENTRE OS PRÉ-CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS PELOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.