EMBORA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESTEJAM INSERIDAS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, MUITAS VEZES NÃO SÃO
NOTADAS, PORÉM, INDEPENDENTEMENTE DO NÍVEL DE INSTRUÇÃO, TODOS OS INDIVÍDUOS POSSUEM
CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELACIONADOS A ALGUMA TEMÁTICA CIENTÍFICA/TECNOLÓGICA ADVINDA DO SENSO
COMUM OU ATRAVÉS DAS RELAÇÕES SOCIAIS, PRINCIPALMENTE AS RELAÇÕES FAMILIARES. COM O OBJETIVO DE
AVALIAR A PRESENÇA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO, FOI APLICADO UM
QUESTIONÁRIO, CONTENDO OITO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SOBRE IMUNOLOGIA, A 50 ALUNOS DO 2° ANO DO
ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO LOCALIZADAS NAS CIDADES DE MACAU E
PENDÊNCIAS. A PARTIR DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES FOI POSSÍVEL OBSERVAR VÁRIAS CONCEPÇÕES
ALTERNATIVAS E ATÉ MESMO UMA VISÃO DISTORCIDA SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA. DESSA FORMA, FOI POSSÍVEL
IDENTIFICAR QUE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRAZIDOS PELOS ESTUDANTES, RESULTANTES DA SUA VIDA COTIDIANA,
PODEM SER DE GRANDE RELEVÂNCIA NO MOMENTO DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PELOS PROFESSORES, POIS, A
ARTICULAÇÃO ENTRE OS PRÉ-CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM
DOS CONTEÚDOS PELOS ALUNOS.