Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73081
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 952
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). FORAM USADOS COMO BASE TEÓRICAS FONSECA (2012), D’ AMBRÓSIO (1990, 2005), DENTRE OUTROS AUTORES E DOCUMENTOS OFICIAIS. O ARTIGO É UM RECORTE DO TCC: “O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO”, NO QUAL FOI REALIZADA UM PESQUISA COM 5 PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, QUE TRABALHA OU JÁ TRABALHARAM COM A MODALIDADE DA EJA. A METODOLOGIA DA PESQUISA FOI CLASSIFICADA COMO DESCRITIVA USANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA. PARA ISSO UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS. OS PERFIS DOS DOCENTES PESQUISADOS: FORAM TODOS DO SEXO MASCULINO; ABAIXO DE 51 ANOS DE IDADE; COM NO MÍNIMO GRADUAÇÃO E PELO MENOS 2 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. O RESULTADO DO ESTUDO DEMOSTROU A NECESSIDADE MAIOR DE INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA ATUAREM NA EJA, O QUE NÃO INVIABILIZOU QUE OS PROFESSORES ENTREVISTADOS DEMOSTRASSEM SENSÍVEIS PARA DESENVOLVER UM PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM CONSIDERANDO E VALORIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS SEUS ALUNOS DURANTE AS AULAS. DIANTE DESSA PESPECTIVA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EJA FOI FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA SUPRIR LACUNAS QUE FICARAM DURANTE A FORMAÇÃO INÍCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID952_12112020195955.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO JOSÉ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO SANTOS"
    "autor_email" => "eduardosantos.mat.pb@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73081
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 952
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). FORAM USADOS COMO BASE TEÓRICAS FONSECA (2012), D’ AMBRÓSIO (1990, 2005), DENTRE OUTROS AUTORES E DOCUMENTOS OFICIAIS. O ARTIGO É UM RECORTE DO TCC: “O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO”, NO QUAL FOI REALIZADA UM PESQUISA COM 5 PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, QUE TRABALHA OU JÁ TRABALHARAM COM A MODALIDADE DA EJA. A METODOLOGIA DA PESQUISA FOI CLASSIFICADA COMO DESCRITIVA USANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA. PARA ISSO UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS. OS PERFIS DOS DOCENTES PESQUISADOS: FORAM TODOS DO SEXO MASCULINO; ABAIXO DE 51 ANOS DE IDADE; COM NO MÍNIMO GRADUAÇÃO E PELO MENOS 2 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. O RESULTADO DO ESTUDO DEMOSTROU A NECESSIDADE MAIOR DE INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA ATUAREM NA EJA, O QUE NÃO INVIABILIZOU QUE OS PROFESSORES ENTREVISTADOS DEMOSTRASSEM SENSÍVEIS PARA DESENVOLVER UM PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM CONSIDERANDO E VALORIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS SEUS ALUNOS DURANTE AS AULAS. DIANTE DESSA PESPECTIVA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EJA FOI FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA SUPRIR LACUNAS QUE FICARAM DURANTE A FORMAÇÃO INÍCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID952_12112020195955.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO JOSÉ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO SANTOS"
    "autor_email" => "eduardosantos.mat.pb@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). FORAM USADOS COMO BASE TEÓRICAS FONSECA (2012), D’ AMBRÓSIO (1990, 2005), DENTRE OUTROS AUTORES E DOCUMENTOS OFICIAIS. O ARTIGO É UM RECORTE DO TCC: “O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO”, NO QUAL FOI REALIZADA UM PESQUISA COM 5 PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, QUE TRABALHA OU JÁ TRABALHARAM COM A MODALIDADE DA EJA. A METODOLOGIA DA PESQUISA FOI CLASSIFICADA COMO DESCRITIVA USANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA. PARA ISSO UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS. OS PERFIS DOS DOCENTES PESQUISADOS: FORAM TODOS DO SEXO MASCULINO; ABAIXO DE 51 ANOS DE IDADE; COM NO MÍNIMO GRADUAÇÃO E PELO MENOS 2 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. O RESULTADO DO ESTUDO DEMOSTROU A NECESSIDADE MAIOR DE INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA ATUAREM NA EJA, O QUE NÃO INVIABILIZOU QUE OS PROFESSORES ENTREVISTADOS DEMOSTRASSEM SENSÍVEIS PARA DESENVOLVER UM PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM CONSIDERANDO E VALORIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS SEUS ALUNOS DURANTE AS AULAS. DIANTE DESSA PESPECTIVA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EJA FOI FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA SUPRIR LACUNAS QUE FICARAM DURANTE A FORMAÇÃO INÍCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.