Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 257
O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL, ENSINO, CIÊNCIAS, BIOLOGIA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A LITERATURA DE CORDEL TRATA-SE DE UM GÊNERO POPULAR COMPOSTO DE VERSOS E DE FORTE PRESENÇA NO NORDESTE BRASILEIRO. ESCRITOS POR AUTORES POPULARES, ESSES FOLHETOS APRESENTAM EM SEUS CONTEÚDOS SABERES POPULARES ACUMULADOS DE GERAÇÕES, SENDO FONTES DE REGISTROS HISTÓRICOS, CULTURAIS E DE ENTRETENIMENTO. NOS ÚLTIMOS ANOS TEM SIDO NOTÁVEL O AUMENTO DO NÚMERO DE ESTUDOS ENVOLVENDO A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA DE ENSINO. ASSIM, ESTE ESTUDO BUSCOU POR MEIO DE REVISÕES SISTEMÁTICAS, LEVANTAR ENTRE OS ANOS DE 2018 E 2020, ESTUDOS SOBRE A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. NOSSOS RESULTADOS APRESENTARAM QUE A LITERATURA DE CORDEL TEM SE POPULARIZADO PRINCIPALMENTE NO NORDESTE BRASILEIRO E TAMBÉM NO ENSINO MÉDIO, SENDO AS OFICINAS DE CONFECÇÃO DE FOLHETOS SENDO A PRINCIPAL PRÁTICA METODOLÓGICA E APLICADA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA APLICAÇÃO DE DIVERSOS CONTEÚDOS DA ÁREA. DESTE MODO, CONSIDERAMOS QUE A LITERATURA DE CORDEL É UMA EXCELENTE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO, VISTO QUE TEM SE MOSTRADO BASTANTE EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.