O PRESENTE ESTUDO TEM CARÁTER DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. COM BASE NAS APROXIMAÇÕES COM O TERRITÓRIO, COM A COMUNIDADE E COM A EQUIPE DE SAÚDE, ALÉM DAS VIVÊNCIAS E PROCESSOS FORMATIVOS QUE O PET/SAÚDE-INTERPROFISSIONALIDADES PROPORCIONA, BUSCOU-SE CONHECER A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, MEDICINA E PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL LOCALIZADA NA PARAÍBA ACERCA DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE (EIP) E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E DAS PRÁTICAS EM SAÚDE. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM PROCESSO DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES E A PARTIR DA ANÁLISE TEMÁTICA DOS RELATOS DOS DISCENTES, CONSTATOU-SE SETE CATEGORIAS DE BENEFÍCIOS DA EIP QUE FORAM MAIS EVOCADAS, A SABER: ENSINO-APRENDIZAGEM HORIZONTAL E INTEGRAL; DESCONSTRUÇÃO DAS BARREIRAS SIMBÓLICAS; REVISÃO DAS GRADES CURRICULARES; DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS; IMPACTOS POSITIVOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE; APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS ACERCA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS); VISUALIZAÇÃO DE PROVÁVEIS CAMPOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. DESTE MODO, É POSSÍVEL SALIENTAR A CONTRIBUIÇÃO DA EIP PARA AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM SAÚDE. ALÉM DISSO, PERCEBEU-SE QUE HÁ MUITO A SER CONSTRUÍDO DIANTE DAS BARREIRAS E DESAFIOS, CONTUDO, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL, A NECESSIDADE DA AMPLIAÇÃO DE ESTUDOS DENTRO DA ÁREA, O INCENTIVO A REVISÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE SAÚDE, ALÉM DA PROMOÇÃO E EXPANSÃO DE PROGRAMAS COMO O PET/SAÚDE-INTERPROFISSIONALIDADES.