ATUAÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES JUNTO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE PARAIBANO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6958 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 1414 "titulo" => "ATUAÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES JUNTO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE PARAIBANO" "resumo" => "O presente artigo busca situar o panorama atual das relações entre Conselho Tutelar e as escolas do Agreste Paraibano, observando como as partes envolvidas nesta relação têm exercido suas funções, de acordo com o que aponta a legislação em vigor, de maneira específica, do que trata o 56º artigo do ECA. Neste sentido, elucidaremos parte do que é disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em relação ao Conselho Tutelar e sua função quanto à educação e à escola, enfatizando as relações necessárias que se estabeleçam para que sejam garantidos diversos direitos, bem como à educação. Diversos estudos - Pereira (2009); Konzen (1999); Souza, Teixeira e Silva (2003); Muchinski (2009); Janssen, Janssen & Indlekofer (2013) - tratam deste tema, que como o nosso, enfatizam o direito à educação. Tratou-se de um estudo qualitativo e por amostra, em que foram selecionadas três cidades do Agreste Paraibano: Fagundes, Ingá e Queimadas. Posteriormente, em cada cidade foram entrevistados conselheiros tutelares, diretores escolares, professores e alunos da rede pública de ensino, através de questionários estruturados, a fim de verificarmos os diferentes posicionamentos dos envolvidos nesta relação. Os resultados demonstraram que há certa atuação do Conselho Tutelar na Escola, mas falta entrosamento entre as partes e conhecimento por parte dos alunos de qual é a função do Conselho Tutelar. Por outro lado, o estudo também demonstrou que é necessária maior atuação dos Conselhos Tutelares junto às escolas, principalmente no sentido de fazer saber qual é a sua função, especificamente.Palavras-chave: Conselho Tutelar. Escolas. Agreste Paraibano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "CONSELHO TUTELAR, ESCOLAS, AGRESTE PARAIBANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_27_18_idinscrito_1414_f6f44b14b1714c9100e63712afd255db.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA FERNANDA MACEDO RANGEL" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabelafcandido@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6958 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 1414 "titulo" => "ATUAÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES JUNTO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE PARAIBANO" "resumo" => "O presente artigo busca situar o panorama atual das relações entre Conselho Tutelar e as escolas do Agreste Paraibano, observando como as partes envolvidas nesta relação têm exercido suas funções, de acordo com o que aponta a legislação em vigor, de maneira específica, do que trata o 56º artigo do ECA. Neste sentido, elucidaremos parte do que é disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em relação ao Conselho Tutelar e sua função quanto à educação e à escola, enfatizando as relações necessárias que se estabeleçam para que sejam garantidos diversos direitos, bem como à educação. Diversos estudos - Pereira (2009); Konzen (1999); Souza, Teixeira e Silva (2003); Muchinski (2009); Janssen, Janssen & Indlekofer (2013) - tratam deste tema, que como o nosso, enfatizam o direito à educação. Tratou-se de um estudo qualitativo e por amostra, em que foram selecionadas três cidades do Agreste Paraibano: Fagundes, Ingá e Queimadas. Posteriormente, em cada cidade foram entrevistados conselheiros tutelares, diretores escolares, professores e alunos da rede pública de ensino, através de questionários estruturados, a fim de verificarmos os diferentes posicionamentos dos envolvidos nesta relação. Os resultados demonstraram que há certa atuação do Conselho Tutelar na Escola, mas falta entrosamento entre as partes e conhecimento por parte dos alunos de qual é a função do Conselho Tutelar. Por outro lado, o estudo também demonstrou que é necessária maior atuação dos Conselhos Tutelares junto às escolas, principalmente no sentido de fazer saber qual é a sua função, especificamente.Palavras-chave: Conselho Tutelar. Escolas. Agreste Paraibano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "CONSELHO TUTELAR, ESCOLAS, AGRESTE PARAIBANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_27_18_idinscrito_1414_f6f44b14b1714c9100e63712afd255db.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA FERNANDA MACEDO RANGEL" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabelafcandido@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }