AS PRÁTICAS ESCOLARES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM OLHAR A PARTIR DE ATIVIDADES PROPOSTAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6940 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 864 "titulo" => "AS PRÁTICAS ESCOLARES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM OLHAR A PARTIR DE ATIVIDADES PROPOSTAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta resultados a partir de um estudo de caso com questões voltadas para o eixo Análise Linguística, propostas por professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Conforme defende Antunes (2009) o ensino de língua materna se estende além do enfoque classificatório e da nomenclatura gramatical, privilegiando posicionamento crítico que dialoga com a gramática, mas que conglomera aspectos que ultrapassam o que preconizam os manuais de gramática normativa. Nesta perspectiva, este artigo verifica se as atividades dos professores se pautam num trabalho com a gramática reflexiva (MENDONÇA, 2006) em que as atividades epilinguísticas precedem as atividades metalinguísticas (GERALDI, 1993) com o intuito de refletir sobre a língua em função do uso e do sentido no texto. Considera-se ainda, conforme os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco (2012), que a abordagem do texto e não da frase isolada é o centro do eixo análise linguística. Quanto à seleção de textos, esta deve levar em consideração os gêneros que estão inseridos no cotidiano escolar e aparecem com maior frequência na realidade social (PCNs, 1998). Por isso, as questões foram elaboradas durante formação continuada de professores e tiveram como base o artigo de divulgação científica “De dentro pra fora”, da revista GPS – Brasília (abr/mai/jun 2013)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA, PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, . ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_06_2014_16_45_27_idinscrito_864_10ada7b06fcbf4746ecb679c92773c15.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEAM KARLO GOMES" "autor_nome_curto" => "GEAM GOMES" "autor_email" => "geamgomes@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6940 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 864 "titulo" => "AS PRÁTICAS ESCOLARES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM OLHAR A PARTIR DE ATIVIDADES PROPOSTAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta resultados a partir de um estudo de caso com questões voltadas para o eixo Análise Linguística, propostas por professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Conforme defende Antunes (2009) o ensino de língua materna se estende além do enfoque classificatório e da nomenclatura gramatical, privilegiando posicionamento crítico que dialoga com a gramática, mas que conglomera aspectos que ultrapassam o que preconizam os manuais de gramática normativa. Nesta perspectiva, este artigo verifica se as atividades dos professores se pautam num trabalho com a gramática reflexiva (MENDONÇA, 2006) em que as atividades epilinguísticas precedem as atividades metalinguísticas (GERALDI, 1993) com o intuito de refletir sobre a língua em função do uso e do sentido no texto. Considera-se ainda, conforme os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco (2012), que a abordagem do texto e não da frase isolada é o centro do eixo análise linguística. Quanto à seleção de textos, esta deve levar em consideração os gêneros que estão inseridos no cotidiano escolar e aparecem com maior frequência na realidade social (PCNs, 1998). Por isso, as questões foram elaboradas durante formação continuada de professores e tiveram como base o artigo de divulgação científica “De dentro pra fora”, da revista GPS – Brasília (abr/mai/jun 2013)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA, PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, . ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_06_2014_16_45_27_idinscrito_864_10ada7b06fcbf4746ecb679c92773c15.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEAM KARLO GOMES" "autor_nome_curto" => "GEAM GOMES" "autor_email" => "geamgomes@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }