MENEZES, Victória Sabbado et al.. Educação e geografia: concepções e metodologias de ensino. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6336>. Acesso em: 22/12/2024 17:00
O presente trabalho tem o objetivo de analisar as concepções de Educação que o professor pode apresentar e a relação destas com as metodologias de ensino adotadas em sala de aula. Desse modo, realizou-se uma revisão bibliográfica a fim de garantir um embasamento teórico à pesquisa. No que concerne às concepções de Educação, pautou-se nas correntes de educação apontadas por Paulo Freire, isto é, a educação bancária e educação problematizadora. Quanto às metodologias de ensino, utilizou-se como referência Leal (2005), Nérici (1981) e Vasconcellos (2005). Assim, pode-se inferir que toda ação pedagógica provém de determinadas concepções de Educação e ensino do professor. Logo, são estas concepções que influenciam no delineamento do método, na escolha das metodologias e recursos didáticos a serem utilizados em aula.