SENTIDOS DE GÊNERO NO CURRÍCULO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTO
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6573 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 1840 "titulo" => "SENTIDOS DE GÊNERO NO CURRÍCULO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTO" "resumo" => "As discussões de gênero na sala de aula é uma demanda que tem ganhado força nos últimos anos, também na formação continuada de professores/as. Assim, pretendemos analisar os sentidos produzidos sobre gênero em um programa de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC), o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para tanto, estabeleceremos interlocuções com pesquisadores/as da área de gênero: Louro (1995, 1997), da área do currículo: Moreira e Silva (1994), Macedo e Lopes (2006) e da área de formação de professores: Candau (1997), Pimenta (2002) entre outros/as que subsidiarão nas discussões e reflexões. A Teoria do Discurso (LACLAU & MOUFFE, 2005) é a abordagem teórico-metodológica que orienta este trabalho. Considerando que a pesquisa se encontra em andamento, pode-se inferir que os discursos podem apontar para um avanço dessas discussões na formação continuada de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, GÊNERO, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_14_03_41_idinscrito_1840_12550b72c401008e4eeb693e03c41454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GABY" "autor_email" => "santosgabi.m@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6573 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 1840 "titulo" => "SENTIDOS DE GÊNERO NO CURRÍCULO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTO" "resumo" => "As discussões de gênero na sala de aula é uma demanda que tem ganhado força nos últimos anos, também na formação continuada de professores/as. Assim, pretendemos analisar os sentidos produzidos sobre gênero em um programa de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC), o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para tanto, estabeleceremos interlocuções com pesquisadores/as da área de gênero: Louro (1995, 1997), da área do currículo: Moreira e Silva (1994), Macedo e Lopes (2006) e da área de formação de professores: Candau (1997), Pimenta (2002) entre outros/as que subsidiarão nas discussões e reflexões. A Teoria do Discurso (LACLAU & MOUFFE, 2005) é a abordagem teórico-metodológica que orienta este trabalho. Considerando que a pesquisa se encontra em andamento, pode-se inferir que os discursos podem apontar para um avanço dessas discussões na formação continuada de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, GÊNERO, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_14_03_41_idinscrito_1840_12550b72c401008e4eeb693e03c41454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GABY" "autor_email" => "santosgabi.m@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }