Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OCORRIDO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA NO SUBPROJETO PIBID-PEDAGOGIA-URCAMP BAGÉ

Palavra-chaves: JOGOS PEDAGÓGICOS, ALFABETIZAÇÃO, PIBID Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES
"2014-07-30 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6272
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 285
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OCORRIDO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA NO SUBPROJETO PIBID-PEDAGOGIA-URCAMP BAGÉ"
    "resumo" => "O presente trabalho pretende verificar as contribuições que os jogos pedagógicos proporcionam ao processo de alfabetização e letramento ocorridos no subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de  Iniciação à Docência), Pedagogia-URCAMP Bagé, desenvolvidos na escola Professora Creusa Brito Giorgis. Através da minha experiência no subprojeto do PIBID/Pedagogia, o qual tem o objetivo de fomentar, incentivar e qualificar o processo de alfabetização e letramento através da utilização de jogos pedagógicos, atividades ou projetos inovadores na escola, entende-se pertinente aprofundar meus estudos na área. Através desta pesquisa pretendi ampliar o meu conhecimento a respeito dos efeitos pedagógicos que o jogo didático promove no processo de alfabetização e letramento das crianças envolvidas no subprojeto. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso, realizado com a professora regente do segundo ano da escola pública municipal Professora Creusa Brito Giorgis, onde sua turma participou das atividades envolvendo o uso de jogos pedagógicos no subprojeto PIBID-Pedagogia, o questionário estruturou-se em quatro perguntas abertas, semiestruturadas onde possuíram o objetivo de coletar os dados para análise por categorias. Através do qual, realizei com a professora citada acima à entrevista gravada com o auxilio de uma câmera digital, com as respostas obtidas, foi possível analisar se a professora regente reconhece o jogo pedagógico como uma metodologia de ensino significativa e eficiente. Conforme a pesquisa fica evidente as contribuições que os jogos pedagógicos proporcionaram ao processo de alfabetização e letramento dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas no subprojeto PIBID/pedagogia, onde muitos alunos foram beneficiados com a realização e participação nas atividades desenvolvidas no subprojeto, foram inúmeros os ganhos educacionais que a escola recebeu através do trabalho realizado pelos bolsistas que sem dúvidas nenhuma  atingiu com êxito os objetivos que o projeto PIBID se propôs a desenvolver naquela comunidade escolar beneficiada"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES"
    "palavra_chave" => "JOGOS PEDAGÓGICOS, ALFABETIZAÇÃO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_23_05_2014_02_01_34_idinscrito_285_a6073628e54d9c27de6de500a0b5256d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR GARIBALDI JARDIM"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR GARIBALDI"
    "autor_email" => "arthur-garibaldi@hotmail."
    "autor_ies" => "URCAMP- UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6272
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 285
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OCORRIDO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA NO SUBPROJETO PIBID-PEDAGOGIA-URCAMP BAGÉ"
    "resumo" => "O presente trabalho pretende verificar as contribuições que os jogos pedagógicos proporcionam ao processo de alfabetização e letramento ocorridos no subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de  Iniciação à Docência), Pedagogia-URCAMP Bagé, desenvolvidos na escola Professora Creusa Brito Giorgis. Através da minha experiência no subprojeto do PIBID/Pedagogia, o qual tem o objetivo de fomentar, incentivar e qualificar o processo de alfabetização e letramento através da utilização de jogos pedagógicos, atividades ou projetos inovadores na escola, entende-se pertinente aprofundar meus estudos na área. Através desta pesquisa pretendi ampliar o meu conhecimento a respeito dos efeitos pedagógicos que o jogo didático promove no processo de alfabetização e letramento das crianças envolvidas no subprojeto. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso, realizado com a professora regente do segundo ano da escola pública municipal Professora Creusa Brito Giorgis, onde sua turma participou das atividades envolvendo o uso de jogos pedagógicos no subprojeto PIBID-Pedagogia, o questionário estruturou-se em quatro perguntas abertas, semiestruturadas onde possuíram o objetivo de coletar os dados para análise por categorias. Através do qual, realizei com a professora citada acima à entrevista gravada com o auxilio de uma câmera digital, com as respostas obtidas, foi possível analisar se a professora regente reconhece o jogo pedagógico como uma metodologia de ensino significativa e eficiente. Conforme a pesquisa fica evidente as contribuições que os jogos pedagógicos proporcionaram ao processo de alfabetização e letramento dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas no subprojeto PIBID/pedagogia, onde muitos alunos foram beneficiados com a realização e participação nas atividades desenvolvidas no subprojeto, foram inúmeros os ganhos educacionais que a escola recebeu através do trabalho realizado pelos bolsistas que sem dúvidas nenhuma  atingiu com êxito os objetivos que o projeto PIBID se propôs a desenvolver naquela comunidade escolar beneficiada"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES"
    "palavra_chave" => "JOGOS PEDAGÓGICOS, ALFABETIZAÇÃO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_23_05_2014_02_01_34_idinscrito_285_a6073628e54d9c27de6de500a0b5256d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR GARIBALDI JARDIM"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR GARIBALDI"
    "autor_email" => "arthur-garibaldi@hotmail."
    "autor_ies" => "URCAMP- UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente trabalho pretende verificar as contribuições que os jogos pedagógicos proporcionam ao processo de alfabetização e letramento ocorridos no subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Pedagogia-URCAMP Bagé, desenvolvidos na escola Professora Creusa Brito Giorgis. Através da minha experiência no subprojeto do PIBID/Pedagogia, o qual tem o objetivo de fomentar, incentivar e qualificar o processo de alfabetização e letramento através da utilização de jogos pedagógicos, atividades ou projetos inovadores na escola, entende-se pertinente aprofundar meus estudos na área. Através desta pesquisa pretendi ampliar o meu conhecimento a respeito dos efeitos pedagógicos que o jogo didático promove no processo de alfabetização e letramento das crianças envolvidas no subprojeto. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso, realizado com a professora regente do segundo ano da escola pública municipal Professora Creusa Brito Giorgis, onde sua turma participou das atividades envolvendo o uso de jogos pedagógicos no subprojeto PIBID-Pedagogia, o questionário estruturou-se em quatro perguntas abertas, semiestruturadas onde possuíram o objetivo de coletar os dados para análise por categorias. Através do qual, realizei com a professora citada acima à entrevista gravada com o auxilio de uma câmera digital, com as respostas obtidas, foi possível analisar se a professora regente reconhece o jogo pedagógico como uma metodologia de ensino significativa e eficiente. Conforme a pesquisa fica evidente as contribuições que os jogos pedagógicos proporcionaram ao processo de alfabetização e letramento dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas no subprojeto PIBID/pedagogia, onde muitos alunos foram beneficiados com a realização e participação nas atividades desenvolvidas no subprojeto, foram inúmeros os ganhos educacionais que a escola recebeu através do trabalho realizado pelos bolsistas que sem dúvidas nenhuma atingiu com êxito os objetivos que o projeto PIBID se propôs a desenvolver naquela comunidade escolar beneficiada

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.