O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE SOARES (2009, 2011, 2019), FERREIRO; TEBEROSKY (1999), LEFFA (1996), OLIVEIRA (2010), SOLÉ (1998), MARCUSCHI (2002), TFOUNI (1994) ETC. OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL REALIZADA COM NOVE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INSTITUCIONAL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE DAS NOVE CRIANÇAS, APENAS DUAS DELAS FORAM CAPAZES DE LER O TEXTO DE FORMA INDEPENDENTE; AS OUTRAS CRIANÇAS DEMANDARAM AUXÍLIO DA PESQUISADORA PARA A LEITURA DO TEXTO. NO QUE SE REFERE AO ENTENDIMENTO SOBRE O TEXTO, FOI CONSTATADO QUE, DAS SETE PERGUNTAS FEITAS COM BASE NA LEITURA, SOMENTE UMA CRIANÇA CONSEGUIU RESPONDER ADEQUADAMENTE A SEIS DELAS. DUAS, ACERTARAM CINCO RESPOSTAS, ENQUANTO OUTRAS DUAS CRIANÇAS RESPONDERAM DE FORMA CORRETA A QUATRO QUESTÕES. OUTRO PAR DE CRIANÇAS DEU TRÊS RESPOSTAS SATISFATÓRIAS E, POR FIM, UMA CRIANÇA RESPONDEU CORRETAMENTE A UMA QUESTÃO, ENQUANTO OUTRA NÃO DEMONSTROU ENTENDIMENTO SOBRE NENHUMA PERGUNTA QUE FOI REALIZADA. PODEMOS CONCLUIR QUE É IMPRESCINDÍVEL O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PRIORIZEM O ENSINO DA LEITURA A PARTIR DE EVENTOS DE LETRAMENTO, SENDO ASSIM, AS ATIVIDADES DEVEM SER CONDUZIDAS POR MEIO DO USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ALIADO AO ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA QUE OS APRENDIZES CONSTRUAM A COMPREENSÃO DE QUE A LEITURA É CONHECIMENTO SOCIAL COM INÚMERAS POSSIBILIDADES DE CIRCULAÇÃO EM NOSSA SOCIEDADE.