A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA POSSUI COMPLEMENTARIEDADE E EM SE TRATANDO DE ENSINO, SE TORNA CADA VEZ MAIS IMPORTANTE RELACIONAR AS MESMAS, TENDO EM VISTA QUE A TEORIA NOS REMETE À REFLEXÃO E A PRÁTICA À AÇÃO E INTERAÇÃO. DESSA FORMA TORNA-SE POSSÍVEL, OBTER BONS RESULTADOS NO ENSINO, ATRAVÉS DESSA INTERAÇÃO (TEORIA E PRÁTICA), AO MESMO TEMPO QUE NÃO DEIXA DE SER UM DESAFIO PARA MUITOS PROFISSIONAIS EM DETERMINADAS ÁREAS. NESSE SENTIDO ESTE TRABALHO OBJETIVOU TRAZER UMA ABORDAGEM SOBRE AS PERSPECTIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO A TEORIA E PRÁTICA COM A FINALIDADE DE DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DESSA RELAÇÃO E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM MELHOR DESENVOLVÊ-LAS. PONTOS PRÓS E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES E A FORMA COMO A PRÁTICA É PLANEJADA, ACABA SENDO UM OBSTÁCULO PARA UMA ATIVIDADE BEM-SUCEDIDA E, QUE OS OBJETIVOS A SEREM ADQUIRIDOS COM TAL ATITUDE EM SALA DE AULA PODE SE TORNAREM COMPROMETIDOS. PORTANTO SE DISCUTIR SOBRE O QUE É A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA EM CIÊNCIAS, ABORDANDO A IMPORTÂNCIA PARA MELHOR SE CHEGAR A UM CONSENSO DE COMO CONTINUAR CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PARA OS ALUNOS E COM OS ALUNOS, QUE A CADA DIA SÃO DESESTIMULADOS, MUITAS VEZES, PELA FALTA DE PREPARO DOS DOCENTES, É SEMPRE UM DESAFIO.