Artigo E-book VI JOIN

E-books

ISBN: 978-65-86901-04-7 

CARACTERIZAÇÃO DE KEFIRS SABORIZADOS COM SUCO DE CAJU

Palavra-chaves: ALIMENTOS FUNCIONAIS, PROBIÓTICOS, FERMENTAÇÃO, , E-book AT 19: Ciência de Alimentos
"2020-06-12 14:28:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 65162
    "edicao_id" => 123
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 1658
    "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DE KEFIRS SABORIZADOS COM SUCO DE CAJU"
    "resumo" => "ATUALMENTE HÁ UMA MAIOR DEMANDA POR ALIMENTOS QUE APRESENTEM OU QUE POSSAM PROMOVER BENEFÍCIOS À SAÚDE, NOS QUAIS ESTÃO INSERIDOS OS ALIMENTOS FUNCIONAIS. DENTRE ESSES ESTÃO OS PROBIÓTICOS, QUE SÃO MICRORGANISMOS VIVOS QUE, QUANDO ADMINISTRADOS EM QUANTIDADES ADEQUADAS, CONFEREM EFEITOS BENÉFICOS AO ORGANISMO. UM TIPO DE ALIMENTO PROBIÓTICO É O LEITE FERMENTADO KEFIR, QUE É UMA BEBIDA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO, UTILIZADA EM TRATAMENTOS DE DIVERSAS CONDIÇÕES CLÍNICAS. A INCORPORAÇÃO DE UMA POLPA DE FRUTA À BEBIDA FERMENTADA KEFIR APRESENTA INÚMEROS BENEFÍCIOS, COMO AGREGAR MAIOR VALOR NUTRICIONAL E SABOR, ALÉM DE PODER PROPORCIONAR MAIOR ACEITAÇÃO SENSORIAL. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR KEFIRS SABORIZADOS COM SUCO DE CAJU, ANALISANDO O PRODUTO FINAL QUANTO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS, FÍSICO-QUÍMICAS E SENSORIAIS. FORAM ELABORADOS UM KEFIR CONTROLE (KC) E DOIS KEFIRS SABORIZADOS COM SUCO DE CAJU: KC1, COM 10%; E KC2, COM 25%. A FERMENTAÇÃO OCORREU A 25 °C POR 24 HORAS. AS BEBIDAS FORAM ANALISADAS POR MEIO DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS, FÍSICO-QUÍMICAS, E POR ÚLTIMO E SENSORIAIS, UTILIZANDO DE GRUPO FOCAL. TODAS AS AMOSTRAS SE APRESENTARAM DE ACORDO COM OS PADRÕES EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO, COM EXCEÇÃO DE KC1, QUE APRESENTOU CONCENTRAÇÃO DE BACTÉRIAS LÁTICAS INFERIOR AO RECOMENDADO PELA LEGISLAÇÃO. A ACIDEZ E O PH DAS BEBIDAS SE REDUZIRAM APÓS A ADIÇÃO DO SUCO CONCENTRADO DE CAJU, EM COMPARAÇÃO AO KEFIR CONTROLE. O GRUPO DE FOCO MOSTROU QUE A ADIÇÃO DO SUCO MELHOROU A ACEITABILIDADE, SENDO MAIOR NA BEBIDA KC2. NENHUM KEFIR PÔDE SER CLASSIFICADO COMO DE “BAIXO TEOR DE LACTOSE”."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 19: Ciência de Alimentos"
    "palavra_chave" => "ALIMENTOS FUNCIONAIS, PROBIÓTICOS, FERMENTAÇÃO, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5f592737caacf_09092020160423.pdf"
    "created_at" => "2020-06-12 14:31:06"
    "updated_at" => "2020-09-09 16:04:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KIVIA KELLY BEZERRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KIVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "kiviakellynutri@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "e-book-vi-join"
    "edicao_nome" => "E-book VI JOIN"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/join/2019"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e402eaae_29062020172536.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:28:54"
    "publicacao_id" => 68
    "publicacao_nome" => "E-book JOIN"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 65162
    "edicao_id" => 123
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 1658
    "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DE KEFIRS SABORIZADOS COM SUCO DE CAJU"
    "resumo" => "ATUALMENTE HÁ UMA MAIOR DEMANDA POR ALIMENTOS QUE APRESENTEM OU QUE POSSAM PROMOVER BENEFÍCIOS À SAÚDE, NOS QUAIS ESTÃO INSERIDOS OS ALIMENTOS FUNCIONAIS. DENTRE ESSES ESTÃO OS PROBIÓTICOS, QUE SÃO MICRORGANISMOS VIVOS QUE, QUANDO ADMINISTRADOS EM QUANTIDADES ADEQUADAS, CONFEREM EFEITOS BENÉFICOS AO ORGANISMO. UM TIPO DE ALIMENTO PROBIÓTICO É O LEITE FERMENTADO KEFIR, QUE É UMA BEBIDA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO, UTILIZADA EM TRATAMENTOS DE DIVERSAS CONDIÇÕES CLÍNICAS. A INCORPORAÇÃO DE UMA POLPA DE FRUTA À BEBIDA FERMENTADA KEFIR APRESENTA INÚMEROS BENEFÍCIOS, COMO AGREGAR MAIOR VALOR NUTRICIONAL E SABOR, ALÉM DE PODER PROPORCIONAR MAIOR ACEITAÇÃO SENSORIAL. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR KEFIRS SABORIZADOS COM SUCO DE CAJU, ANALISANDO O PRODUTO FINAL QUANTO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS, FÍSICO-QUÍMICAS E SENSORIAIS. FORAM ELABORADOS UM KEFIR CONTROLE (KC) E DOIS KEFIRS SABORIZADOS COM SUCO DE CAJU: KC1, COM 10%; E KC2, COM 25%. A FERMENTAÇÃO OCORREU A 25 °C POR 24 HORAS. AS BEBIDAS FORAM ANALISADAS POR MEIO DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS, FÍSICO-QUÍMICAS, E POR ÚLTIMO E SENSORIAIS, UTILIZANDO DE GRUPO FOCAL. TODAS AS AMOSTRAS SE APRESENTARAM DE ACORDO COM OS PADRÕES EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO, COM EXCEÇÃO DE KC1, QUE APRESENTOU CONCENTRAÇÃO DE BACTÉRIAS LÁTICAS INFERIOR AO RECOMENDADO PELA LEGISLAÇÃO. A ACIDEZ E O PH DAS BEBIDAS SE REDUZIRAM APÓS A ADIÇÃO DO SUCO CONCENTRADO DE CAJU, EM COMPARAÇÃO AO KEFIR CONTROLE. O GRUPO DE FOCO MOSTROU QUE A ADIÇÃO DO SUCO MELHOROU A ACEITABILIDADE, SENDO MAIOR NA BEBIDA KC2. NENHUM KEFIR PÔDE SER CLASSIFICADO COMO DE “BAIXO TEOR DE LACTOSE”."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 19: Ciência de Alimentos"
    "palavra_chave" => "ALIMENTOS FUNCIONAIS, PROBIÓTICOS, FERMENTAÇÃO, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5f592737caacf_09092020160423.pdf"
    "created_at" => "2020-06-12 14:31:06"
    "updated_at" => "2020-09-09 16:04:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KIVIA KELLY BEZERRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KIVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "kiviakellynutri@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "e-book-vi-join"
    "edicao_nome" => "E-book VI JOIN"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/join/2019"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e402eaae_29062020172536.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:28:54"
    "publicacao_id" => 68
    "publicacao_nome" => "E-book JOIN"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 123
        "publicacao_id" => 68
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vi-join"
        "nome" => "E-book VI JOIN"
        "nome_evento" => "VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores"
        "descricao" => "A VI edição do Encontro de Jovens Investigadores (VI JOINBR), evento que tem origem na Universidade de Açores/Portugal e é destinado à socialização de pesquisas de estudantes universitários de diversas áreas do conhecimento, traz como tema “Investigação, Engajamento e Emancipação Humana”. Esse tema provoca o Investigador a pensar em possibilidades para a construção do conhecimento pensando na coletividade. Engajar, nesta edição, tem o sentido de convidar o investigador a se seduzir, se envolver, se comprometer, a fazer parte de um projeto maior e com produtos que atendam a um fim mais específico e nobre: a emancipação humana. Nesta edição a provocação que é feita para a comunidade acadêmica, pesquisadores e demais setores da sociedade interessados no processo de investigação se apresenta no sentido de pensar em ciência como algo que engrandeça pesquisador e comunidade pesquisada, em pensar nas alternativas que possam conduzir o ser humano e a sociedade a um bem viver soberano, independente, livre e autônomo."
        "pasta" => "ebooks/join/2019"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e402eaae_29062020172536.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-09-04"
        "final_evento" => "2019-09-06"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-12 14:28:54"
        "updated_at" => "2020-08-18 08:35:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 123
        "publicacao_id" => 68
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vi-join"
        "nome" => "E-book VI JOIN"
        "nome_evento" => "VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores"
        "descricao" => "A VI edição do Encontro de Jovens Investigadores (VI JOINBR), evento que tem origem na Universidade de Açores/Portugal e é destinado à socialização de pesquisas de estudantes universitários de diversas áreas do conhecimento, traz como tema “Investigação, Engajamento e Emancipação Humana”. Esse tema provoca o Investigador a pensar em possibilidades para a construção do conhecimento pensando na coletividade. Engajar, nesta edição, tem o sentido de convidar o investigador a se seduzir, se envolver, se comprometer, a fazer parte de um projeto maior e com produtos que atendam a um fim mais específico e nobre: a emancipação humana. Nesta edição a provocação que é feita para a comunidade acadêmica, pesquisadores e demais setores da sociedade interessados no processo de investigação se apresenta no sentido de pensar em ciência como algo que engrandeça pesquisador e comunidade pesquisada, em pensar nas alternativas que possam conduzir o ser humano e a sociedade a um bem viver soberano, independente, livre e autônomo."
        "pasta" => "ebooks/join/2019"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e402eaae_29062020172536.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-09-04"
        "final_evento" => "2019-09-06"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-12 14:28:54"
        "updated_at" => "2020-08-18 08:35:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 52
                "edicao_id" => 123
                "codigo" => "978-65-86901-04-7\u{2009}"
                "capa" => "5ef6008654e09_26062020110454.jpg"
                "titulo" => "E-book VI JOIN"
                "prefacio" => """
                  <strong>Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;H&aacute; v&aacute;rias maneiras de prefaciar um livro e seja quais forem, o que se coloca em curso &eacute; um presentear que acontece em reciprocidade. Algo da esfera em que o presenteado e o presenteador se encontram. Entendo que tanto um como tamb&eacute;m o outro est&atilde;o em cada um, inexistido a possibilidade de t&atilde;o somente um ser presenteador ou ser presenteado. Nessa perspectiva, quem presenteia tamb&eacute;m &eacute; presenteado. H&aacute; o presente de oferecer, h&aacute; tamb&eacute;m o presente em receber.<br />\r\n
                  Acontece aqui uma cerim&ocirc;nia, e esta &eacute; recheada de simplicidade e complexidade. A simplicidade dos envolvidos(as), a complexidade do envolvimento. A simplicidade e a complexidade daqueles que escrevem e tamb&eacute;m dos seus escritos. Escritores (as) e escritos que n&atilde;o est&atilde;o em separado, tanto nas suas simplicidades como tamb&eacute;m nas suas complexidades, e tudo isso reunido num grande presentear.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Assim nos remetemos &agrave; obra Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, uma obra que trata da vida na vida. Faz isso ao abordar a seara acad&ecirc;mica, sendo este um espa&ccedil;o cr&iacute;tico-reflexivo em que a doxa (opini&atilde;o) carece de supera&ccedil;&atilde;o via a episteme (conhecimento). Este par n&atilde;o &eacute; trabalhado isoladamente nos textos deste livro, mas articulados pelo caminho da supera&ccedil;&atilde;o dial&eacute;tica dessa constru&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O prefaciar &eacute; um convite a uma rela&ccedil;&atilde;o amorosa. Pref&aacute;cio e texto s&atilde;o futuros amantes, desses que se deixam ocupar por in&uacute;meros leitores(as), que, com seus escafandros, mergulham no texto sem qualquer pretexto. Vamos fazer um exerc&iacute;cio livre no pref&aacute;cio deste livro, em que livre-livro esteja em parceria com livro-livre.&nbsp; &nbsp; Presenteador e presenteado(a) em um s&oacute;, estando livres! Eis uma rela&ccedil;&atilde;o de amor, em que Eros se faz presente de forma intensa, num presentear de um texto que aponta para uma imagem constru&iacute;da no encontro.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;&Eacute; nesse encontro que reina a pergunta: &ldquo;Quem somos n&oacute;s?&rdquo; Esse &ldquo;n&oacute;s&rdquo; &eacute; um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, uma &ldquo;la&ccedil;ada&rdquo;, &eacute; uma cria&ccedil;&atilde;o e sendo assim, nos diz Emmanuel Carneiro Le&atilde;o: &ldquo;Toda cria&ccedil;&atilde;o &eacute; original por ser origin&aacute;ria.&rdquo; Um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, um &ldquo;n&oacute;s&rdquo; e v&aacute;rios autoras e autores: eis a originalidade de Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, ao pertencer &agrave; dimens&atilde;o do origin&aacute;rio pois entendemos que aponta-se para a perspectiva de que n&atilde;o &eacute; f&aacute;cil conviver com o outro por conta das diferen&ccedil;as e da diversidade existente entre os seres humanos, mas que essa diferen&ccedil;a e diversidade nos tira de um lugar egoc&ecirc;ntrico e nos faz olhar e conviver com o diverso assinalando que viver em sociedade &eacute; ter empatia, e esta &eacute;, na realidade, complexa, pois as rela&ccedil;&otilde;es sociais s&atilde;o balizadas por inst&acirc;ncias reguladoras do conv&iacute;vio social (o Estado) visto que essas diferen&ccedil;as entre pessoas geram conflitos e a doa&ccedil;&atilde;o para o conv&iacute;vio em sociedade passa a ser previsto por leis. O objetivo dessas leis &eacute; o controle de impulsos, visto que o ser humano &eacute; imprevis&iacute;vel, capaz de amar e de odiar e, diante disso, &eacute; necess&aacute;rio a constru&ccedil;&atilde;o de leis. Estas, por sua vez, podem desencadear um efeito demasiadamente repressivo aos desejos humanos, podendo levar &agrave; tristeza, doen&ccedil;as, viol&ecirc;ncias, ang&uacute;stias, suic&iacute;dios ou isolamentos. Qual a alternativa? O equil&iacute;brio entre os desejos e as regras que regem o conv&iacute;vio social. Entretanto, a sociedade nunca facilitou aos indiv&iacute;duos olharem para dentro de si, e assim ao olhar para seu olho interno ser olhado por ele.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Fazer esse movimento do olhar &eacute; assumir que o outro n&atilde;o &eacute; o dem&ocirc;nio, que o inferno n&atilde;o est&aacute; l&aacute; fora em um emp&iacute;reo pr&oacute;ximo ou distante, mas possivelmente dentro de cada um de n&oacute;s, ou seja, &eacute; um n&oacute;! Nesse n&oacute;, essa la&ccedil;ada, o ser humano vai se tornando o que &eacute;, fazendo isso a partir de suas escolhas, sendo estes livres (talvez) para escolher os rumos de sua vida.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A liberdade do ser humano torna-o angustiado diante das possibilidades de escolha; de livres que s&atilde;o, eles criam mecanismos para achar que n&atilde;o s&atilde;o t&atilde;o livres por conta do outro que para ele limita sua liberdade. Ao passo que n&atilde;o podemos controlar as decis&otilde;es do outro, n&atilde;o podendo tamb&eacute;m controlar a vis&atilde;o que o outro tem de n&oacute;s. Este outro torna-se o nosso inferno. N&atilde;o devemos esquecer que esse outro habita em n&oacute;s: eis outro n&oacute;! Entre um n&oacute; e outro, s&atilde;o muitos n&oacute;s...<br />\r\n
                  Na possibilidade de constru&ccedil;&atilde;o desse caminho, num sentido de caminhar em dire&ccedil;&atilde;o ao horizonte, nada mais, &eacute; que autores e autoras que nos assinalam caminhos acerca do conv&iacute;vio em sociedade, trabalhando a dimens&atilde;o da investiga&ccedil;&atilde;o, do engajamento e da emancipa&ccedil;&atilde;o humana apontando ainda que n&atilde;o h&aacute; em lugar nenhum, regras absolutas de comportamentos para a vida em sociedade e que aquele que reduz tudo em um s&oacute; aspecto, assume uma postura autorit&aacute;ria, exigindo que todos pensem igual, n&atilde;o deixando margem para as particularidades, singularidades, desejos e impulsos. Esse jeito autorit&aacute;rio de vida em sociedade abre margem para a inferioriza&ccedil;&atilde;o do outro em nome de uma dimens&atilde;o &uacute;nica da vida. Assim, podemos dizer: &ldquo;Ele n&atilde;o!&rdquo; e &ldquo;N&oacute;s sim!&rdquo;. Diante da constru&ccedil;&atilde;o da ideia da superioridade do &ldquo;ele&rdquo; sobre o &ldquo;n&oacute;s&rdquo; o conflito oriundo desse pensamento impede a conviv&ecirc;ncia, n&atilde;o havendo mais capacidade de di&aacute;logo, ocasionando a viol&ecirc;ncia e a &ldquo;derrota da civiliza&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A civiliza&ccedil;&atilde;o &eacute; derrotada pelo fascismo e este n&atilde;o &eacute; um fen&ocirc;meno ligado a apenas um tempo hist&oacute;rico, assim sendo, ele pode estar presente por a&iacute;, j&aacute; que tornou-se institucional, misturando de forma confusa caracter&iacute;sticas pol&iacute;ticas, econ&ocirc;micas e religiosas, e, para o seu desenvolvimento, s&oacute; precisa de solo f&eacute;rtil para que se instale com sua idolatria ao culto, &agrave;s tradi&ccedil;&otilde;es, &agrave;s tend&ecirc;ncias reacion&aacute;rias, &agrave; indisposi&ccedil;&atilde;o aos novos saberes, ao avan&ccedil;o do conhecimento, &agrave; recusa a modernidade, &agrave; recusa a uma vis&atilde;o racionalista do mundo, defendendo o irrefletido e a n&atilde;o criticidade. O fascismo se fortalece em momentos de crise econ&ocirc;mica e de inseguran&ccedil;a que atingem a classe m&eacute;dia. A partir desse momento, criam-se inimigos que s&atilde;o a causa da crise e devem ser destru&iacute;dos, entre esses inimigos est&atilde;o: imigrantes, desfavorecidos, etnias, ideologias, LGBT&rsquo;s e estrangeiros. A descren&ccedil;a leva &agrave; barb&aacute;rie, ou seja, diante do descr&eacute;dito de grande parte da sociedade em rela&ccedil;&atilde;o aos valores democr&aacute;ticos, que s&atilde;o destru&iacute;dos pelo fascismo, o que pode sobrar &eacute; a selvageria. O &ldquo;ele&rdquo; destruindo o &ldquo;n&oacute;s&rdquo;, pois o fascista n&atilde;o s&oacute; mora ao lado, como tamb&eacute;m est&aacute; dentro de n&oacute;s! &Eacute; preciso que nos curemos de n&oacute;s mesmos, se isso for poss&iacute;vel.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Prefaciar (n&atilde;o) &eacute; preciso e ao aventurar-se pelas palavras que buscam nos insuflar a aprender a pensar partindo de outro lugar; que nos mobiliza a aprender a escutar em um mundo ensurdecido; que nos provoca a caminhar contra os ventos dos totalitarismos e assim, pois, podemos nos libertar fazendo uma travessia, e nela assumir um pensar, um jeito de orientar aquele que deseja atravessar o horizonte aberto, que &eacute; perigoso e pode efetivar um perder-se no canto do infinito, no canto doce e indeterminado das sereias que n&atilde;o cantam tal qual as baleias.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Parab&eacute;ns, escritoras e escritores, pela produ&ccedil;&atilde;o textual, pelo per&iacute;metro aberto, que &eacute; perigoso! Parab&eacute;ns pela travessia, pois somente se atravessa o encanto do mar aberto ao se estar aprisionado no mastro dos arrabaldes, das ideias, nas cordas dos limites, nas fronteiras do n&atilde;o pensado, pois s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel pensar sobre o que n&atilde;o foi pensado. Esse &eacute; seu exerc&iacute;cio: investigar, engajar-se e trabalhar na promo&ccedil;&atilde;o m&uacute;tua da emancipa&ccedil;&atilde;o humana.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Salvador, maio de 2020<br />\r\n
                  Prof. Dr. &Eacute;verton Nery Carneiro (UNEB)</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  &Eacute;verton Nery Carneiro,<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa,<br />\r\n
                  Pedro Francisco Gonz&aacute;lez.
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  &Eacute;verton Nery Carneiro - UNEB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFC<br />\r\n
                  Isrhael Mendes da Fonseca - UECE<br />\r\n
                  Pedro Francisco Gonz&aacute;lez - UAC<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE
                  """
                "ficha_catalografica" => "5efe030187d54_02072020125337.pdf"
                "arquivo" => "5f2d6ec937495_07082020121001.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:08:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 52
                "edicao_id" => 123
                "codigo" => "978-65-86901-04-7\u{2009}"
                "capa" => "5ef6008654e09_26062020110454.jpg"
                "titulo" => "E-book VI JOIN"
                "prefacio" => """
                  <strong>Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;H&aacute; v&aacute;rias maneiras de prefaciar um livro e seja quais forem, o que se coloca em curso &eacute; um presentear que acontece em reciprocidade. Algo da esfera em que o presenteado e o presenteador se encontram. Entendo que tanto um como tamb&eacute;m o outro est&atilde;o em cada um, inexistido a possibilidade de t&atilde;o somente um ser presenteador ou ser presenteado. Nessa perspectiva, quem presenteia tamb&eacute;m &eacute; presenteado. H&aacute; o presente de oferecer, h&aacute; tamb&eacute;m o presente em receber.<br />\r\n
                  Acontece aqui uma cerim&ocirc;nia, e esta &eacute; recheada de simplicidade e complexidade. A simplicidade dos envolvidos(as), a complexidade do envolvimento. A simplicidade e a complexidade daqueles que escrevem e tamb&eacute;m dos seus escritos. Escritores (as) e escritos que n&atilde;o est&atilde;o em separado, tanto nas suas simplicidades como tamb&eacute;m nas suas complexidades, e tudo isso reunido num grande presentear.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Assim nos remetemos &agrave; obra Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, uma obra que trata da vida na vida. Faz isso ao abordar a seara acad&ecirc;mica, sendo este um espa&ccedil;o cr&iacute;tico-reflexivo em que a doxa (opini&atilde;o) carece de supera&ccedil;&atilde;o via a episteme (conhecimento). Este par n&atilde;o &eacute; trabalhado isoladamente nos textos deste livro, mas articulados pelo caminho da supera&ccedil;&atilde;o dial&eacute;tica dessa constru&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O prefaciar &eacute; um convite a uma rela&ccedil;&atilde;o amorosa. Pref&aacute;cio e texto s&atilde;o futuros amantes, desses que se deixam ocupar por in&uacute;meros leitores(as), que, com seus escafandros, mergulham no texto sem qualquer pretexto. Vamos fazer um exerc&iacute;cio livre no pref&aacute;cio deste livro, em que livre-livro esteja em parceria com livro-livre.&nbsp; &nbsp; Presenteador e presenteado(a) em um s&oacute;, estando livres! Eis uma rela&ccedil;&atilde;o de amor, em que Eros se faz presente de forma intensa, num presentear de um texto que aponta para uma imagem constru&iacute;da no encontro.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;&Eacute; nesse encontro que reina a pergunta: &ldquo;Quem somos n&oacute;s?&rdquo; Esse &ldquo;n&oacute;s&rdquo; &eacute; um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, uma &ldquo;la&ccedil;ada&rdquo;, &eacute; uma cria&ccedil;&atilde;o e sendo assim, nos diz Emmanuel Carneiro Le&atilde;o: &ldquo;Toda cria&ccedil;&atilde;o &eacute; original por ser origin&aacute;ria.&rdquo; Um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, um &ldquo;n&oacute;s&rdquo; e v&aacute;rios autoras e autores: eis a originalidade de Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, ao pertencer &agrave; dimens&atilde;o do origin&aacute;rio pois entendemos que aponta-se para a perspectiva de que n&atilde;o &eacute; f&aacute;cil conviver com o outro por conta das diferen&ccedil;as e da diversidade existente entre os seres humanos, mas que essa diferen&ccedil;a e diversidade nos tira de um lugar egoc&ecirc;ntrico e nos faz olhar e conviver com o diverso assinalando que viver em sociedade &eacute; ter empatia, e esta &eacute;, na realidade, complexa, pois as rela&ccedil;&otilde;es sociais s&atilde;o balizadas por inst&acirc;ncias reguladoras do conv&iacute;vio social (o Estado) visto que essas diferen&ccedil;as entre pessoas geram conflitos e a doa&ccedil;&atilde;o para o conv&iacute;vio em sociedade passa a ser previsto por leis. O objetivo dessas leis &eacute; o controle de impulsos, visto que o ser humano &eacute; imprevis&iacute;vel, capaz de amar e de odiar e, diante disso, &eacute; necess&aacute;rio a constru&ccedil;&atilde;o de leis. Estas, por sua vez, podem desencadear um efeito demasiadamente repressivo aos desejos humanos, podendo levar &agrave; tristeza, doen&ccedil;as, viol&ecirc;ncias, ang&uacute;stias, suic&iacute;dios ou isolamentos. Qual a alternativa? O equil&iacute;brio entre os desejos e as regras que regem o conv&iacute;vio social. Entretanto, a sociedade nunca facilitou aos indiv&iacute;duos olharem para dentro de si, e assim ao olhar para seu olho interno ser olhado por ele.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Fazer esse movimento do olhar &eacute; assumir que o outro n&atilde;o &eacute; o dem&ocirc;nio, que o inferno n&atilde;o est&aacute; l&aacute; fora em um emp&iacute;reo pr&oacute;ximo ou distante, mas possivelmente dentro de cada um de n&oacute;s, ou seja, &eacute; um n&oacute;! Nesse n&oacute;, essa la&ccedil;ada, o ser humano vai se tornando o que &eacute;, fazendo isso a partir de suas escolhas, sendo estes livres (talvez) para escolher os rumos de sua vida.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A liberdade do ser humano torna-o angustiado diante das possibilidades de escolha; de livres que s&atilde;o, eles criam mecanismos para achar que n&atilde;o s&atilde;o t&atilde;o livres por conta do outro que para ele limita sua liberdade. Ao passo que n&atilde;o podemos controlar as decis&otilde;es do outro, n&atilde;o podendo tamb&eacute;m controlar a vis&atilde;o que o outro tem de n&oacute;s. Este outro torna-se o nosso inferno. N&atilde;o devemos esquecer que esse outro habita em n&oacute;s: eis outro n&oacute;! Entre um n&oacute; e outro, s&atilde;o muitos n&oacute;s...<br />\r\n
                  Na possibilidade de constru&ccedil;&atilde;o desse caminho, num sentido de caminhar em dire&ccedil;&atilde;o ao horizonte, nada mais, &eacute; que autores e autoras que nos assinalam caminhos acerca do conv&iacute;vio em sociedade, trabalhando a dimens&atilde;o da investiga&ccedil;&atilde;o, do engajamento e da emancipa&ccedil;&atilde;o humana apontando ainda que n&atilde;o h&aacute; em lugar nenhum, regras absolutas de comportamentos para a vida em sociedade e que aquele que reduz tudo em um s&oacute; aspecto, assume uma postura autorit&aacute;ria, exigindo que todos pensem igual, n&atilde;o deixando margem para as particularidades, singularidades, desejos e impulsos. Esse jeito autorit&aacute;rio de vida em sociedade abre margem para a inferioriza&ccedil;&atilde;o do outro em nome de uma dimens&atilde;o &uacute;nica da vida. Assim, podemos dizer: &ldquo;Ele n&atilde;o!&rdquo; e &ldquo;N&oacute;s sim!&rdquo;. Diante da constru&ccedil;&atilde;o da ideia da superioridade do &ldquo;ele&rdquo; sobre o &ldquo;n&oacute;s&rdquo; o conflito oriundo desse pensamento impede a conviv&ecirc;ncia, n&atilde;o havendo mais capacidade de di&aacute;logo, ocasionando a viol&ecirc;ncia e a &ldquo;derrota da civiliza&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A civiliza&ccedil;&atilde;o &eacute; derrotada pelo fascismo e este n&atilde;o &eacute; um fen&ocirc;meno ligado a apenas um tempo hist&oacute;rico, assim sendo, ele pode estar presente por a&iacute;, j&aacute; que tornou-se institucional, misturando de forma confusa caracter&iacute;sticas pol&iacute;ticas, econ&ocirc;micas e religiosas, e, para o seu desenvolvimento, s&oacute; precisa de solo f&eacute;rtil para que se instale com sua idolatria ao culto, &agrave;s tradi&ccedil;&otilde;es, &agrave;s tend&ecirc;ncias reacion&aacute;rias, &agrave; indisposi&ccedil;&atilde;o aos novos saberes, ao avan&ccedil;o do conhecimento, &agrave; recusa a modernidade, &agrave; recusa a uma vis&atilde;o racionalista do mundo, defendendo o irrefletido e a n&atilde;o criticidade. O fascismo se fortalece em momentos de crise econ&ocirc;mica e de inseguran&ccedil;a que atingem a classe m&eacute;dia. A partir desse momento, criam-se inimigos que s&atilde;o a causa da crise e devem ser destru&iacute;dos, entre esses inimigos est&atilde;o: imigrantes, desfavorecidos, etnias, ideologias, LGBT&rsquo;s e estrangeiros. A descren&ccedil;a leva &agrave; barb&aacute;rie, ou seja, diante do descr&eacute;dito de grande parte da sociedade em rela&ccedil;&atilde;o aos valores democr&aacute;ticos, que s&atilde;o destru&iacute;dos pelo fascismo, o que pode sobrar &eacute; a selvageria. O &ldquo;ele&rdquo; destruindo o &ldquo;n&oacute;s&rdquo;, pois o fascista n&atilde;o s&oacute; mora ao lado, como tamb&eacute;m est&aacute; dentro de n&oacute;s! &Eacute; preciso que nos curemos de n&oacute;s mesmos, se isso for poss&iacute;vel.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Prefaciar (n&atilde;o) &eacute; preciso e ao aventurar-se pelas palavras que buscam nos insuflar a aprender a pensar partindo de outro lugar; que nos mobiliza a aprender a escutar em um mundo ensurdecido; que nos provoca a caminhar contra os ventos dos totalitarismos e assim, pois, podemos nos libertar fazendo uma travessia, e nela assumir um pensar, um jeito de orientar aquele que deseja atravessar o horizonte aberto, que &eacute; perigoso e pode efetivar um perder-se no canto do infinito, no canto doce e indeterminado das sereias que n&atilde;o cantam tal qual as baleias.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Parab&eacute;ns, escritoras e escritores, pela produ&ccedil;&atilde;o textual, pelo per&iacute;metro aberto, que &eacute; perigoso! Parab&eacute;ns pela travessia, pois somente se atravessa o encanto do mar aberto ao se estar aprisionado no mastro dos arrabaldes, das ideias, nas cordas dos limites, nas fronteiras do n&atilde;o pensado, pois s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel pensar sobre o que n&atilde;o foi pensado. Esse &eacute; seu exerc&iacute;cio: investigar, engajar-se e trabalhar na promo&ccedil;&atilde;o m&uacute;tua da emancipa&ccedil;&atilde;o humana.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Salvador, maio de 2020<br />\r\n
                  Prof. Dr. &Eacute;verton Nery Carneiro (UNEB)</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  &Eacute;verton Nery Carneiro,<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa,<br />\r\n
                  Pedro Francisco Gonz&aacute;lez.
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  &Eacute;verton Nery Carneiro - UNEB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFC<br />\r\n
                  Isrhael Mendes da Fonseca - UECE<br />\r\n
                  Pedro Francisco Gonz&aacute;lez - UAC<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE
                  """
                "ficha_catalografica" => "5efe030187d54_02072020125337.pdf"
                "arquivo" => "5f2d6ec937495_07082020121001.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:08:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

ATUALMENTE HÁ UMA MAIOR DEMANDA POR ALIMENTOS QUE APRESENTEM OU QUE POSSAM PROMOVER BENEFÍCIOS À SAÚDE, NOS QUAIS ESTÃO INSERIDOS OS ALIMENTOS FUNCIONAIS. DENTRE ESSES ESTÃO OS PROBIÓTICOS, QUE SÃO MICRORGANISMOS VIVOS QUE, QUANDO ADMINISTRADOS EM QUANTIDADES ADEQUADAS, CONFEREM EFEITOS BENÉFICOS AO ORGANISMO. UM TIPO DE ALIMENTO PROBIÓTICO É O LEITE FERMENTADO KEFIR, QUE É UMA BEBIDA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO, UTILIZADA EM TRATAMENTOS DE DIVERSAS CONDIÇÕES CLÍNICAS. A INCORPORAÇÃO DE UMA POLPA DE FRUTA À BEBIDA FERMENTADA KEFIR APRESENTA INÚMEROS BENEFÍCIOS, COMO AGREGAR MAIOR VALOR NUTRICIONAL E SABOR, ALÉM DE PODER PROPORCIONAR MAIOR ACEITAÇÃO SENSORIAL. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR KEFIRS SABORIZADOS COM SUCO DE CAJU, ANALISANDO O PRODUTO FINAL QUANTO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS, FÍSICO-QUÍMICAS E SENSORIAIS. FORAM ELABORADOS UM KEFIR CONTROLE (KC) E DOIS KEFIRS SABORIZADOS COM SUCO DE CAJU: KC1, COM 10%; E KC2, COM 25%. A FERMENTAÇÃO OCORREU A 25 °C POR 24 HORAS. AS BEBIDAS FORAM ANALISADAS POR MEIO DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS, FÍSICO-QUÍMICAS, E POR ÚLTIMO E SENSORIAIS, UTILIZANDO DE GRUPO FOCAL. TODAS AS AMOSTRAS SE APRESENTARAM DE ACORDO COM OS PADRÕES EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO, COM EXCEÇÃO DE KC1, QUE APRESENTOU CONCENTRAÇÃO DE BACTÉRIAS LÁTICAS INFERIOR AO RECOMENDADO PELA LEGISLAÇÃO. A ACIDEZ E O PH DAS BEBIDAS SE REDUZIRAM APÓS A ADIÇÃO DO SUCO CONCENTRADO DE CAJU, EM COMPARAÇÃO AO KEFIR CONTROLE. O GRUPO DE FOCO MOSTROU QUE A ADIÇÃO DO SUCO MELHOROU A ACEITABILIDADE, SENDO MAIOR NA BEBIDA KC2. NENHUM KEFIR PÔDE SER CLASSIFICADO COMO DE “BAIXO TEOR DE LACTOSE”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.