O PRESENTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCRITA REFLEXIVA VIVENCIADA NA PÓS-GRADUAÇÃO COMO UMA EXPERIÊNCIA DE (AUTO)FORMAÇÃO DOCENTE. COMO APORTE TEÓRICO PARA ESTA DISCUSSÃO RECORRE-SE AOS AUTORES THERRIEN (2006; 2010; 2013; 2014); NÓVOA (1995); JOSSO (2010); ALARCÃO (2013); FREIRE (2014) E CAVALCANTE (2016). COM BASE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ESTUDANTE ESPECIAL NA DISCIPLINA TEORIAS E ABORDAGENS INVESTIGATIVAS SOBRE FORMAÇÃO, DIDÁTICA E TRABALHO DOCENTE OFERTADA NO CURSO DE DOUTORADO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. A PESQUISA DE CAMPO CONSIDEROU A ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DE ESCRITAS REFLEXIVAS INDIVIDUAIS, ANCORADAS NAS CATEGORIAS FORMAÇÃO E REFLEXIVIDADE DOCENTE, REALIZADAS NO DECORRER ESTUDOS TEÓRICOS E REFLEXÕES COLETIVAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA. COM O REFERIDO ESTUDO, RESSALTA-SE A RELEVÂNCIA ACADÊMICA E SOCIAL DA EXPERIÊNCIA COM A ESCRITA REFLEXIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO, COMO CAMINHO PARA REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR CONTRIBUINDO COM O SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NUM PERCURSO DE (AUTO)FORMAÇÃO DOCENTE.