A IDENTIDADE DE GÊNERO TEM SIDO OBJETO DE ESTUDO DE DIVERSAS CIÊNCIAS E É COMPREENDIDA COMO
UM FENÔMENO DE NATUREZA SOCIAL. É, PORTANTO, CONSTRUÍDA AO LONGO DAS TRAJETÓRIAS DE VIDA.
PARTE DAS DINÂMICAS IDENTITÁRIAS INDIVIDUAIS PODE SER ENTENDIDA COMO MOVIMENTOS ARTÍSTICO-
POÉTICOS. O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO COMO PARTE DE UMA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-
GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. INTITULADA A
CONSTRUÇÃO POÉTICA DO SELF, A DISCIPLINA TEVE POR OBJETIVO COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE ARTE E
IDENTIDADE. DE MODO A CUMPRIR COM ESTE OBJETIVO, FOI REALIZADO UM TRABALHO ANALÍTICO-
INTERPRETATIVO ONDE ANALISAMOS A TRAJETÓRIA DE ALGUM ARTISTA, COMPREENDENDO A CONSTRUÇÃO
POÉTICA DE SUAS IDENTIDADES. FORAM UTILIZADOS COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS A PSICOLOGIA
SEMIÓTICO-CULTURAL E O MODELO PERFORMATIVO-TEATRAL BUTLERIANO. A PARTIR DA TRAJETÓRIA DA
CANTORA LINIKER, FOI POSSÍVEL COMPREENDER A IDENTIDADE DE GÊNERO COMO UM PROCESSO FLUIDO E
PERMEADO PELA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO E ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO. O CORPO É ANALISADO
ENQUANTO UM LUGAR PRIVILEGIADO DE TRANSFORMAÇÃO SIMBÓLICA, EVIDENCIADA A PARTIR DAS
EXPERIMENTAÇÕES E TRANSIÇÕES LEVADAS A CABO E EVIDENTES NA HISTÓRIA DE LINIKER.