CONFORME PRECONIZA A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PNEA, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE ESTAR PRESENTE EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, COMO PRÁTICA EDUCATIVA INTEGRADA, CONTÍNUA, PERMANENTE. NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, DEVE SER DESENVOLVIDA DE FORMA TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR. A TEMÁTICA AMBIENTAL POSSIBILITA FOMENTAR ASPECTOS RELACIONADOS À CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE E A RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL COM A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL. CONTUDO, A PRÁTICA DESSA APLICAÇÃO EM CURSOS DE INSTITUIÇÕES SUPERIORES AINDA É ESCASSA, O QUE CARACTERIZA UM DESAFIO, QUE REQUER APOIO E MATRIZES CURRICULARES COERENTES. NESSE CONTEXTO, A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO, VERIFICAR A ABORDAGEM DA TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ATRAVÉS DE ANÁLISE DOCUMENTAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, CÂMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN, EM MOSSORÓ-RN. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI ADOTADA A PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, ATRAVÉS DE INVESTIGAÇÃO NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS QUE REGEM O CURSO: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – PPC E OUTROS DOCUMENTOS PERTINENTES RELATIVOS AOS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS NO ÂMBITO DO CURSO. NOS ASPECTOS LEGAIS, FORAM ANALISADAS A PNEA, O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE, E AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES – DCNS PARA O CURSO DE FÍSICA, DENTRE OUTRAS NORMATIVAS. A TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ PRESENTE NO PPC DO CURSO FÍSICA, DE FORMA SUFICIENTE AO QUE PRECONIZA A LEGISLAÇÃO. O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PODE SER O CAMINHO DA EFETIVA PRÁTICA DA TEMÁTICA DENTRO DO CURSO.