OS POEMAS DE CORDEL, CONCEBIDOS COMO UM ACERVO DA ESCRITA SOCIAL TRATAM DE TEMAS
AMBIENTAIS QUE REFLETEM ASPECTOS QUE PROPICIAM O DEBATE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. AO ABORDAR
SOBRE A ÁGUA ESTE IMPORTANTE RECURSO PARA O VIVER HUMANO, OS TEXTOS POÉTICOS DE CORDEL, NOS
PERMITE PROBLEMATIZAR SOBRE OS ASPECTOS DA RELAÇÃO SER HUMANO, ÁGUA E CORDEL NO AMBIENTE
ESCOLARIZADO. TRAZER PARA ESCOLA O DEBATE SOBRE MEIO AMBIENTE, COM ENFOQUE NA ÁGUA A PARTIR
DOS CORDEIS É FUNDAMENTAL, VISTO QUE CONSISTE NUM MODO DE EDUCAR E DESENVOLVER PRÁTICAS
EDUCATIVAS, INTERATIVAS E INTEGRADORAS DOS SABERES DO CORDEL. NOSSO OBJETIVO É MOSTRAR QUE O
CORDEL EDUCA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS NA ABORDAGEM SOBRE A ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLARIZADO.
O HORIZONTE METODOLÓGICO DA PESQUISA É O BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTO E UTILIZAMOS COMO FONTE
PARA NOSSAS REFLEXÕES O CORDEL. OS CORDÉIS, SÃO CONSTRUTORES DE VALORES ÉTICOS E SOCIAIS E
TRAZEM NO SEU BOJO, POSSIBILIDADE DE TRABALHAR SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO CONTEXTO
ESCOLARIZADO, FOCALIZANDO A ÁGUA A PARTIR DA ESCOLA. PRETENDEMOS, A PARTIR DO TEXTO POÉTICO,
REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SEU CONTEÚDO EDUCATIVO NAS DISCUSSÕES ATINENTES A ÁGUA NA
EDUCAÇÃO BÁSICA. FORMAR AS NOVAS GERAÇÕES DE EDUCANDOS COM PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE
ENVOLVAM AS QUESTÕES AMBIENTAIS E NELAS Á ÁGUA É PRIMORDIAL, PARA UMA EDUCAÇÃO EM VALORES E
QUE FORME ESTES SUJEITOS NÃO APENAS PARA A CIDADANIA E CONVIVÊNCIA SOCIAL, MAS SOBRETUDO,
PARA PENSAR UMA CIDADANIA PLANETARIA.