ESSE TEXTO É UM RECORTE DO TRABALHO MONOGRÁFICO INTITULADO “O LUGAR DA VELHICE NA ESCOLA: ATITUDES DE CRIANÇAS EM RELAÇÃO À VELHICE”, QUE TEVE POR OBJETIVO GERAL ANALISAR AS ATITUDES DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À VELHICE. CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIO DESCRITIVA. A COLETA DE DADOS OCORREU A PARTIR DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E DA ESCALA TODARO. A ANÁLISE DE DADOS SE DEU A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. NO QUE CONCERNE A ESSE RECORTE, DE TÍTULO “O LUGAR DA VELHICE NA ESCOLA”, QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O TRATO DA VELHICE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, OS NOSSOS RESULTADOS APONTARAM QUE, APESAR DA EXISTÊNCIA DE UMA LEI FEDERAL QUE SINALIZA A OBRIGATORIEDADE DO TRATO DE TAL TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NÃO É POSSÍVEL ENCONTRAR, EM DOCUMENTOS QUE REGEM A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ORIENTAÇÕES DE COMO TRATAR ESSA TEMÁTICA, OU, AO MENOS, A NECESSIDADE DE SE TRATAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUESTÕES VOLTADAS AO ENVELHECIMENTO, À VELHICE OU AO IDOSO. É NECESSÁRIA UMA ATUAÇÃO EDUCATIVA DIRECIONADA QUE TRATE A TEMÁTICA VELHICE DENTRO DA ESCOLA, POIS, CRÊ-SE SER POSSÍVEL PROPORCIONAR UMA MUDANÇA EM ESTEREÓTIPOS ATRELADOS AO IDOSO E FORMAR UMA GERAÇÃO QUE LIDE COM A VELHICE DE MANEIRA DIFERENTE DAS GERAÇÕES PASSADAS.
PALAVRAS-CHAVE: VELHICE, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA.