Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HQS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS

Palavra-chaves: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60721
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5684
    "inscrito_id" => 14998
    "titulo" => "HQS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS"
    "resumo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) SÃO CONSIDERADAS COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO, NO QUAL AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS ATRAVÉS DE NARRATIVAS COM IMAGENS DESENHADAS E TEXTOS RELACIONADOS A ELAS. AS HQS PODEM SER USADAS COMO FERRAMENTAS INSTIGADORAS PARA PROBLEMATIZAR QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, ALÉM DE FACILITAR E DINAMIZAR A COMPREENSÃO DE DIFERENTES CONCEITOS DOS PROBLEMAS. A UTILIZAÇÃO DE HQS EM SALA DE AULA PERMITE UM MELHOR DESEMPENHO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, POIS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO DO SENSO CRÍTICO, PROPORCIONA MAIOR REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO, AUMENTA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A AULA E AGUÇA A CRIATIVIDADE. PENSANDO NISSO, FOI LANÇADO A PROPOSTA DE UTILIZAR AS HQS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS. A OFICINA FOI PENSADA E REALIZADA POR BOLSISTAS DO PIBID DA ESCOLA EEMTI- WILSON GONÇALVES, NA CIDADE DO CRATO, DURANTE A ELETIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A CONFECÇÃO DESTE MATERIAL OBJETIVA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A CRITICIDADE DOS ALUNOS ACERCA DE PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA COMUNIDADE, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM. A APLICAÇÃO FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS, INICIALMENTE FOI REALIZADO UMA VISITA NA COMUNIDADE, ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E INSTIGADOS A OBSERVAR E RELATAR ALGUNS PROBLEMAS ENCONTRADOS NA COMUNIDADE; EM SEGUIDA, HOUVE UMA OFICINA SOBRE OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS HISTÓRIAS. OBSERVOU-SE QUE AS OFICINA, HQS PRODUZIDAS CORROBOROU COM A PROPOSTA, DEMONSTRANDO QUE OS DISCENTES CONSEGUIRAM ANALISAR AS QUESTÕES E PROPONDO SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS. OS ROTEIROS MOSTRARAM COERÊNCIA E SEQUÊNCIA LÓGICA NO PAPEL DOS PERSONAGENS QUE FORAM CRIADOS PARA PROTAGONIZAR AS HQS, APRESENTANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS ESPECÍFICOS ÀS TEMÁTICAS TRABALHADAS, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS PROBLEMAS ABORDADOS. CONSTRUIU-SE PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS INVESTIGADOS.  CONCLUI-SE QUE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICO QUE APROXIMA OS ALUNOS DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO HOMEM, E DESPERTA NELES UMA MAIOR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL QUANTO À SUAS AÇÕES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DO GRUPO E FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSES RESULTADOS RESPONDEM AOS OBJETIVOS PROPOSTOS E REAFIRMA O MÉTODO UTILIZADO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID14998_07112019092026.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNALVA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDNALVA SANTOS"
    "autor_email" => "santosednalva984@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60721
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5684
    "inscrito_id" => 14998
    "titulo" => "HQS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS"
    "resumo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) SÃO CONSIDERADAS COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO, NO QUAL AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS ATRAVÉS DE NARRATIVAS COM IMAGENS DESENHADAS E TEXTOS RELACIONADOS A ELAS. AS HQS PODEM SER USADAS COMO FERRAMENTAS INSTIGADORAS PARA PROBLEMATIZAR QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, ALÉM DE FACILITAR E DINAMIZAR A COMPREENSÃO DE DIFERENTES CONCEITOS DOS PROBLEMAS. A UTILIZAÇÃO DE HQS EM SALA DE AULA PERMITE UM MELHOR DESEMPENHO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, POIS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO DO SENSO CRÍTICO, PROPORCIONA MAIOR REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO, AUMENTA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A AULA E AGUÇA A CRIATIVIDADE. PENSANDO NISSO, FOI LANÇADO A PROPOSTA DE UTILIZAR AS HQS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS. A OFICINA FOI PENSADA E REALIZADA POR BOLSISTAS DO PIBID DA ESCOLA EEMTI- WILSON GONÇALVES, NA CIDADE DO CRATO, DURANTE A ELETIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A CONFECÇÃO DESTE MATERIAL OBJETIVA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A CRITICIDADE DOS ALUNOS ACERCA DE PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA COMUNIDADE, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM. A APLICAÇÃO FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS, INICIALMENTE FOI REALIZADO UMA VISITA NA COMUNIDADE, ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E INSTIGADOS A OBSERVAR E RELATAR ALGUNS PROBLEMAS ENCONTRADOS NA COMUNIDADE; EM SEGUIDA, HOUVE UMA OFICINA SOBRE OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS HISTÓRIAS. OBSERVOU-SE QUE AS OFICINA, HQS PRODUZIDAS CORROBOROU COM A PROPOSTA, DEMONSTRANDO QUE OS DISCENTES CONSEGUIRAM ANALISAR AS QUESTÕES E PROPONDO SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS. OS ROTEIROS MOSTRARAM COERÊNCIA E SEQUÊNCIA LÓGICA NO PAPEL DOS PERSONAGENS QUE FORAM CRIADOS PARA PROTAGONIZAR AS HQS, APRESENTANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS ESPECÍFICOS ÀS TEMÁTICAS TRABALHADAS, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS PROBLEMAS ABORDADOS. CONSTRUIU-SE PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS INVESTIGADOS.  CONCLUI-SE QUE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICO QUE APROXIMA OS ALUNOS DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO HOMEM, E DESPERTA NELES UMA MAIOR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL QUANTO À SUAS AÇÕES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DO GRUPO E FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSES RESULTADOS RESPONDEM AOS OBJETIVOS PROPOSTOS E REAFIRMA O MÉTODO UTILIZADO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID14998_07112019092026.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNALVA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDNALVA SANTOS"
    "autor_email" => "santosednalva984@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) SÃO CONSIDERADAS COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO, NO QUAL AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS ATRAVÉS DE NARRATIVAS COM IMAGENS DESENHADAS E TEXTOS RELACIONADOS A ELAS. AS HQS PODEM SER USADAS COMO FERRAMENTAS INSTIGADORAS PARA PROBLEMATIZAR QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, ALÉM DE FACILITAR E DINAMIZAR A COMPREENSÃO DE DIFERENTES CONCEITOS DOS PROBLEMAS. A UTILIZAÇÃO DE HQS EM SALA DE AULA PERMITE UM MELHOR DESEMPENHO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, POIS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO DO SENSO CRÍTICO, PROPORCIONA MAIOR REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO, AUMENTA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A AULA E AGUÇA A CRIATIVIDADE. PENSANDO NISSO, FOI LANÇADO A PROPOSTA DE UTILIZAR AS HQS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS. A OFICINA FOI PENSADA E REALIZADA POR BOLSISTAS DO PIBID DA ESCOLA EEMTI- WILSON GONÇALVES, NA CIDADE DO CRATO, DURANTE A ELETIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A CONFECÇÃO DESTE MATERIAL OBJETIVA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A CRITICIDADE DOS ALUNOS ACERCA DE PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA COMUNIDADE, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM. A APLICAÇÃO FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS, INICIALMENTE FOI REALIZADO UMA VISITA NA COMUNIDADE, ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E INSTIGADOS A OBSERVAR E RELATAR ALGUNS PROBLEMAS ENCONTRADOS NA COMUNIDADE; EM SEGUIDA, HOUVE UMA OFICINA SOBRE OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS HISTÓRIAS. OBSERVOU-SE QUE AS OFICINA, HQS PRODUZIDAS CORROBOROU COM A PROPOSTA, DEMONSTRANDO QUE OS DISCENTES CONSEGUIRAM ANALISAR AS QUESTÕES E PROPONDO SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS. OS ROTEIROS MOSTRARAM COERÊNCIA E SEQUÊNCIA LÓGICA NO PAPEL DOS PERSONAGENS QUE FORAM CRIADOS PARA PROTAGONIZAR AS HQS, APRESENTANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS ESPECÍFICOS ÀS TEMÁTICAS TRABALHADAS, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS PROBLEMAS ABORDADOS. CONSTRUIU-SE PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS INVESTIGADOS. CONCLUI-SE QUE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICO QUE APROXIMA OS ALUNOS DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO HOMEM, E DESPERTA NELES UMA MAIOR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL QUANTO À SUAS AÇÕES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DO GRUPO E FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSES RESULTADOS RESPONDEM AOS OBJETIVOS PROPOSTOS E REAFIRMA O MÉTODO UTILIZADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.