HQS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60721 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5684 "inscrito_id" => 14998 "titulo" => "HQS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS" "resumo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) SÃO CONSIDERADAS COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO, NO QUAL AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS ATRAVÉS DE NARRATIVAS COM IMAGENS DESENHADAS E TEXTOS RELACIONADOS A ELAS. AS HQS PODEM SER USADAS COMO FERRAMENTAS INSTIGADORAS PARA PROBLEMATIZAR QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, ALÉM DE FACILITAR E DINAMIZAR A COMPREENSÃO DE DIFERENTES CONCEITOS DOS PROBLEMAS. A UTILIZAÇÃO DE HQS EM SALA DE AULA PERMITE UM MELHOR DESEMPENHO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, POIS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO DO SENSO CRÍTICO, PROPORCIONA MAIOR REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO, AUMENTA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A AULA E AGUÇA A CRIATIVIDADE. PENSANDO NISSO, FOI LANÇADO A PROPOSTA DE UTILIZAR AS HQS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS. A OFICINA FOI PENSADA E REALIZADA POR BOLSISTAS DO PIBID DA ESCOLA EEMTI- WILSON GONÇALVES, NA CIDADE DO CRATO, DURANTE A ELETIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A CONFECÇÃO DESTE MATERIAL OBJETIVA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A CRITICIDADE DOS ALUNOS ACERCA DE PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA COMUNIDADE, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM. A APLICAÇÃO FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS, INICIALMENTE FOI REALIZADO UMA VISITA NA COMUNIDADE, ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E INSTIGADOS A OBSERVAR E RELATAR ALGUNS PROBLEMAS ENCONTRADOS NA COMUNIDADE; EM SEGUIDA, HOUVE UMA OFICINA SOBRE OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS HISTÓRIAS. OBSERVOU-SE QUE AS OFICINA, HQS PRODUZIDAS CORROBOROU COM A PROPOSTA, DEMONSTRANDO QUE OS DISCENTES CONSEGUIRAM ANALISAR AS QUESTÕES E PROPONDO SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS. OS ROTEIROS MOSTRARAM COERÊNCIA E SEQUÊNCIA LÓGICA NO PAPEL DOS PERSONAGENS QUE FORAM CRIADOS PARA PROTAGONIZAR AS HQS, APRESENTANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS ESPECÍFICOS ÀS TEMÁTICAS TRABALHADAS, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS PROBLEMAS ABORDADOS. CONSTRUIU-SE PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS INVESTIGADOS. CONCLUI-SE QUE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICO QUE APROXIMA OS ALUNOS DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO HOMEM, E DESPERTA NELES UMA MAIOR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL QUANTO À SUAS AÇÕES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DO GRUPO E FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSES RESULTADOS RESPONDEM AOS OBJETIVOS PROPOSTOS E REAFIRMA O MÉTODO UTILIZADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID14998_07112019092026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNALVA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDNALVA SANTOS" "autor_email" => "santosednalva984@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60721 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5684 "inscrito_id" => 14998 "titulo" => "HQS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS" "resumo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) SÃO CONSIDERADAS COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO, NO QUAL AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS ATRAVÉS DE NARRATIVAS COM IMAGENS DESENHADAS E TEXTOS RELACIONADOS A ELAS. AS HQS PODEM SER USADAS COMO FERRAMENTAS INSTIGADORAS PARA PROBLEMATIZAR QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, ALÉM DE FACILITAR E DINAMIZAR A COMPREENSÃO DE DIFERENTES CONCEITOS DOS PROBLEMAS. A UTILIZAÇÃO DE HQS EM SALA DE AULA PERMITE UM MELHOR DESEMPENHO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, POIS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO DO SENSO CRÍTICO, PROPORCIONA MAIOR REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO, AUMENTA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A AULA E AGUÇA A CRIATIVIDADE. PENSANDO NISSO, FOI LANÇADO A PROPOSTA DE UTILIZAR AS HQS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS. A OFICINA FOI PENSADA E REALIZADA POR BOLSISTAS DO PIBID DA ESCOLA EEMTI- WILSON GONÇALVES, NA CIDADE DO CRATO, DURANTE A ELETIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A CONFECÇÃO DESTE MATERIAL OBJETIVA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A CRITICIDADE DOS ALUNOS ACERCA DE PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA COMUNIDADE, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM. A APLICAÇÃO FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS, INICIALMENTE FOI REALIZADO UMA VISITA NA COMUNIDADE, ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E INSTIGADOS A OBSERVAR E RELATAR ALGUNS PROBLEMAS ENCONTRADOS NA COMUNIDADE; EM SEGUIDA, HOUVE UMA OFICINA SOBRE OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS HISTÓRIAS. OBSERVOU-SE QUE AS OFICINA, HQS PRODUZIDAS CORROBOROU COM A PROPOSTA, DEMONSTRANDO QUE OS DISCENTES CONSEGUIRAM ANALISAR AS QUESTÕES E PROPONDO SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS. OS ROTEIROS MOSTRARAM COERÊNCIA E SEQUÊNCIA LÓGICA NO PAPEL DOS PERSONAGENS QUE FORAM CRIADOS PARA PROTAGONIZAR AS HQS, APRESENTANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS ESPECÍFICOS ÀS TEMÁTICAS TRABALHADAS, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS PROBLEMAS ABORDADOS. CONSTRUIU-SE PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS INVESTIGADOS. CONCLUI-SE QUE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICO QUE APROXIMA OS ALUNOS DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO HOMEM, E DESPERTA NELES UMA MAIOR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL QUANTO À SUAS AÇÕES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DO GRUPO E FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSES RESULTADOS RESPONDEM AOS OBJETIVOS PROPOSTOS E REAFIRMA O MÉTODO UTILIZADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID14998_07112019092026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNALVA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDNALVA SANTOS" "autor_email" => "santosednalva984@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }