BARBOSA, Claudison De Lima et al.. O papel das novas tecnologias na formação educativa. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6466>. Acesso em: 22/12/2024 11:14
RESUMOINTRODUÇÃO:O presente artigo tem como objeto as novas tecnologias para o contexto educacional. Seu objetivo reside em apresentar os resultados da pesquisa realizada sobre o uso das tecnologias no âmbito escolar aplicada junto aos estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez (Mamanguape-PB) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity (Rio Tinto-PB).Para tal, o artigo ancorou-se em FARIAS (2014), LIBANEO (2007), MORAM, MASETTO & BEHRENS (2007), CASTELLS (2005) POMBO (2014), dentre outros. Em termos metodológicos foram aplicados instrumental apropriado – questionários e entrevistas - junto aos educando. Na Era Informacional torna-se indispensável a boa utilização dos recursos tecnológicos na realidade escolar, especialmente requerendo equipamentos apropriados a finalidade educativa, mas especialmente a formação do educador, além do seu compromisso com processo educativo, visando favorecer o desenvolvimento dos educando como cidadãos participativos e críticos. No presente, os resultados e reflexões sistematizados estão sendo devolvido a escola. METODOLOGIAEfetuamos uma pesquisa qualitativa com levantamentos de dados através de um questionário fechado, realizado com os estudantes do ensino médio. Na escola de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez, aplicamos a pesquisa no 2º ano, com aproximadamente 32 alunos. E na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity, aplicamos na turma do 1º ano do ensino médio, com aproximadamente 32 alunos. Sendo assim, totalizando nas seguintes escolas: 32 questionários para cada escola, que no total fechou com 64 questionários aplicados. A pesquisa alcançou adolescentes com faixa etária de 14 a 21 anos, em ambas as escolas pesquisadas. RESULTADOSFizemos uma comparação diante das escolas por meio da pesquisa realizada. Muitos estudantes acessam fora das escolas, pois a mesma não disponibiliza internet aos alunos, ou seja, os alunos se interessam a acessar em lanhouses, ou em suas próprias residências. No entanto isso é lamentável, pois ficam sem obter uma orientação coerente de como utilizar a tecnologia a favor da educação, e assim, possibilita o desinteresse nos conteúdos escolares.CONCLUSÃOSegundo as pesquisas feitas, a estimativa e o porcentual é que a maioria dos jovens e adolescentes tem contato à internet. E infelizmente a maioria destes contatos é fora da escola, principalmente nas lanhouses, que permite os jovens a terem mais interesse e comunicação com mundo social e global. Muitas vezes a falta de relacionamento dos conteúdos pedagógicos e a utilização das novas tecnologias fazem com que os alunos busquem fora da instituição o que é pra ser oferecido dentro dela.Será de grande importância que os coordenadores e professores planejem bem seus conteúdos e métodos utilizados em sala de aula, refletindo sobre o domínio dos mesmos buscando e favorecendo as novas tecnologias da informação a favor de suas aulas, onde estes recursos instiguem e favoreça os alunos, ao interesse aos conteúdos ofertados. Através de pesquisas feitas pelos alunos direcionadas pelos professores, aprimorando assim, o seu desenvolvimento cognitivo, e fazendo com que o aluno seja sujeito do seu próprio conhecimento, sintetizando os conteúdos efetuados nas escolas e também envolvidos na sociedade.