O DESCASO DO GESTOR NA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6446 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 1532 "titulo" => "O DESCASO DO GESTOR NA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO" "resumo" => "Resumo: Este artigo pretende discutir criticamente como se dá a prática curricular e as relações de poder existentes na gestão de uma Escola Municipal da cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE), tendo como referencias as análises do cotidiano escolar, entrevistas e análise documental. Entende-se por gestão democrática a participação efetiva de professores e comunidade escolar na tomada de decisões a respeito dos rumos da educação. Este tipo de gestão deve-se garantir a autonomia, pluralismo, transparência, participação de todos e exercício da escuta e o respeito à opinião de todos. A partir das discussões feitas na sala de aula bem como as observações realizadas na Escola em questão, foi possível compreender que nem tudo que a Escola organiza no seu Projeto Político Pedagógico na prática se concretizam, na teoria percebe-se um conselho escolar visto para as pessoas da escola como o ápice da democracia e que na prática não se realizam. Com base nos teóricos estudados até agora e as práticas da gestão da escola, chegamos a conclusão que a gestora não utiliza a gestão democrática, nem faz questão de tentar implementá-la na escola, pois a mesma adota um regime de autoritarismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AVALIAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, RELAÇÕES DE PODER, PRÁTICA CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_16_47_21_idinscrito_1532_cf46436a5652ddb6a178703c12d93096.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIETTA DAVID DO AMARAL CANARIO" "autor_nome_curto" => "ANTONIETTA" "autor_email" => "sammyra_@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6446 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 1532 "titulo" => "O DESCASO DO GESTOR NA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO" "resumo" => "Resumo: Este artigo pretende discutir criticamente como se dá a prática curricular e as relações de poder existentes na gestão de uma Escola Municipal da cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE), tendo como referencias as análises do cotidiano escolar, entrevistas e análise documental. Entende-se por gestão democrática a participação efetiva de professores e comunidade escolar na tomada de decisões a respeito dos rumos da educação. Este tipo de gestão deve-se garantir a autonomia, pluralismo, transparência, participação de todos e exercício da escuta e o respeito à opinião de todos. A partir das discussões feitas na sala de aula bem como as observações realizadas na Escola em questão, foi possível compreender que nem tudo que a Escola organiza no seu Projeto Político Pedagógico na prática se concretizam, na teoria percebe-se um conselho escolar visto para as pessoas da escola como o ápice da democracia e que na prática não se realizam. Com base nos teóricos estudados até agora e as práticas da gestão da escola, chegamos a conclusão que a gestora não utiliza a gestão democrática, nem faz questão de tentar implementá-la na escola, pois a mesma adota um regime de autoritarismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AVALIAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, RELAÇÕES DE PODER, PRÁTICA CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_16_47_21_idinscrito_1532_cf46436a5652ddb6a178703c12d93096.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIETTA DAVID DO AMARAL CANARIO" "autor_nome_curto" => "ANTONIETTA" "autor_email" => "sammyra_@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }