Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

DESTAQUES À TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL NO ESTUDO SOBRE O TÁXON KINORHYNCHA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM INTERATIVA, BIODIVERSIDADE, METAZOÁRIOS POUCO CONHECIDOS, ORGANIZADOR GRÁFICO. Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação e Comunicação
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      EM EXPLICITAR, DE FORMA GRÁFICA, OS DADOS CONCEITUAIS INCLUÍDOS NA CARACTERIZAÇÃO DO TÁXON KINORHYNCHA.\r\n
      A EXPERIÊNCIA, INICIADA, NO PRIMEIRO MOMENTO, NA SALA DE AULA, CONSISTIU DA ELABORAÇÃO DE UM MAPA\r\n
      CONCEITUAL, SEGUIDA DE UMA APRESENTAÇÃO LÚDICA REPRESENTADA POR UM JOGO DIDÁTICO. NESSA AÇÃO\r\n
      ESTIVERAM PRESENTES ALGUNS COLEGAS OS QUAIS COLABORARAM COM A CONSTRUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE UM RELATO DE\r\n
      EXPERIÊNCIA. NUM SEGUNDO MOMENTO, FOI CONSTRUÍDO UM MAPA CONCEITUAL RESPONDENDO A UMA QUESTÃO\r\n
      FOCAL ACERCA DAS CONDIÇÕES MORFOLÓGICAS, FUNCIONAIS E TAXONÔMICAS DO RESPECTIVO TÁXON. CONSIDERANDO A\r\n
      ESTRUTURAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL, UM ELEMENTO PEDAGÓGICO DE IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA COMO PONTO DE\r\n
      PARTIDA PARA OUTRAS CONSTRUÇÕES, A VIVÊNCIA FOI RETOMADA E AMPLIADA EM MOMENTO POSTERIOR. TENDO SIDO\r\n
      O DISPOSITIVO GRÁFICO NOVO, ELABORADO COM OUTROS REFERENCIAIS TEÓRICOS E INCLUINDO AUTORES DIFERENCIADOS,\r\n
      AO SER UTILIZADO O MAPA, POSTERIORMENTE, JUNTO A OUTROS MODELOS DE REFERÊNCIA PRÉVIA PARA OUTROS\r\n
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Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

COMPREENDER A CARACTERIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE COMO UM TODO, EXIGE-SE QUE UMA GRANDE SOMA DE CONTEÚDO CONCEITUAL MAIS ESPECÍFICO SEJA APREENDIDA. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DO TRABALHO CONSTITUIU EM EXPLICITAR, DE FORMA GRÁFICA, OS DADOS CONCEITUAIS INCLUÍDOS NA CARACTERIZAÇÃO DO TÁXON KINORHYNCHA. A EXPERIÊNCIA, INICIADA, NO PRIMEIRO MOMENTO, NA SALA DE AULA, CONSISTIU DA ELABORAÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL, SEGUIDA DE UMA APRESENTAÇÃO LÚDICA REPRESENTADA POR UM JOGO DIDÁTICO. NESSA AÇÃO ESTIVERAM PRESENTES ALGUNS COLEGAS OS QUAIS COLABORARAM COM A CONSTRUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. NUM SEGUNDO MOMENTO, FOI CONSTRUÍDO UM MAPA CONCEITUAL RESPONDENDO A UMA QUESTÃO FOCAL ACERCA DAS CONDIÇÕES MORFOLÓGICAS, FUNCIONAIS E TAXONÔMICAS DO RESPECTIVO TÁXON. CONSIDERANDO A ESTRUTURAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL, UM ELEMENTO PEDAGÓGICO DE IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA COMO PONTO DE PARTIDA PARA OUTRAS CONSTRUÇÕES, A VIVÊNCIA FOI RETOMADA E AMPLIADA EM MOMENTO POSTERIOR. TENDO SIDO O DISPOSITIVO GRÁFICO NOVO, ELABORADO COM OUTROS REFERENCIAIS TEÓRICOS E INCLUINDO AUTORES DIFERENCIADOS, AO SER UTILIZADO O MAPA, POSTERIORMENTE, JUNTO A OUTROS MODELOS DE REFERÊNCIA PRÉVIA PARA OUTROS ESTUDANTES, O USO DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL EXPLICITOU AVANÇOS NOS MOMENTO DE SUA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO.

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