Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LUDICIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA RURAL: ALGUMAS REFLEXÕES

Palavra-chaves: LUDICIDADE, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO RURAL, PROCESSOS FORMATIVOS Comunicação Oral (CO) ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FIUNDAMENTAL
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6427
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 812
    "titulo" => "LUDICIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA RURAL: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, em que teve como objetivo compreender como a ludicidade é abordada na alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na escola rural. A metodologia empregada baseou-se na pesquisa qualitativa, tipo estudo de uma escola rural na localidade de Vista Alegre no Município de Caibaté/RS, utilizando como instrumento de investigação a entrevista semi-estruturada aplicada a uma professora da escola rural. As reflexões acerca dos entendimentos da professora entrevistada levou a perceber que o processo formativo não deu condições teórico-prática para que ela pudesse implementar uma prática lúdica na alfabetização no ensino rural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FIUNDAMENTAL"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO RURAL, PROCESSOS FORMATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_05_2014_14_48_03_idinscrito_812_951c825962063e3c412ebdeec4fad745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA ROSA RIBAS"
    "autor_nome_curto" => "JURIBAS"
    "autor_email" => "julianaribped@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UFSM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6427
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 812
    "titulo" => "LUDICIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA RURAL: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, em que teve como objetivo compreender como a ludicidade é abordada na alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na escola rural. A metodologia empregada baseou-se na pesquisa qualitativa, tipo estudo de uma escola rural na localidade de Vista Alegre no Município de Caibaté/RS, utilizando como instrumento de investigação a entrevista semi-estruturada aplicada a uma professora da escola rural. As reflexões acerca dos entendimentos da professora entrevistada levou a perceber que o processo formativo não deu condições teórico-prática para que ela pudesse implementar uma prática lúdica na alfabetização no ensino rural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FIUNDAMENTAL"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO RURAL, PROCESSOS FORMATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_05_2014_14_48_03_idinscrito_812_951c825962063e3c412ebdeec4fad745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA ROSA RIBAS"
    "autor_nome_curto" => "JURIBAS"
    "autor_email" => "julianaribped@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UFSM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, em que teve como objetivo compreender como a ludicidade é abordada na alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na escola rural. A metodologia empregada baseou-se na pesquisa qualitativa, tipo estudo de uma escola rural na localidade de Vista Alegre no Município de Caibaté/RS, utilizando como instrumento de investigação a entrevista semi-estruturada aplicada a uma professora da escola rural. As reflexões acerca dos entendimentos da professora entrevistada levou a perceber que o processo formativo não deu condições teórico-prática para que ela pudesse implementar uma prática lúdica na alfabetização no ensino rural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.