O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR A MEMÓRIA EDUCACIONAL DE TRANSEXUAIS NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM ÊNFASE NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E TRANSFORMAÇÃO CORPORAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO TEÓRICO, A PARTIR DO REFERENCIAL DO SOCIÓLOGO FRANCÊS MAURICE HALBWACHS SOBRE MARCOS SOCIAIS DA MEMÓRIA E MEMÓRIA COLETIVA, COM ÊNFASE NA RELEVÂNCIA DA MATERIALIDADE ESPACIAL DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PARA A CONSTITUIÇÃO DOS ATOS DE MEMÓRIA, SITUANDO A ESCOLA ESPACIAL E TEMPORALMENTE ENTRE O FINAL DO SÉCULO XX E O INÍCIO DO SÉCULO XXI, COM CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS, CURRICULARES, CULTURAIS E VIVENCIAIS CIRCUNSCRITAS. DISCUTE-SE SOBRE OS VALORES, OS PENSAMENTOS RECORRENTES E AS POSSIBILIDADES DE VISIBILIZAR OS MODOS DISSIDENTES DA EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DA SEXUALIDADE E DE QUE MODO ISSO REFLETE NA VIVÊNCIA COTIDIANA DE ESTUDANTES TRANSEXUAIS NO CONTEXTO ESCOLAR FORMAL.