ESTE ARTIGO É UM MEMORIAL DESCRITIVO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA CENA “AFETO: AMOR FERVENTE E(NTRE) TRÂNSITO ORDINÁRIO” CONSTRUÍDO COMO PARTE DA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA “DRAMATURGIA DO ATOR” DO CURSO LICENCIATURA EM TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, NO ANO DE 2017. PARTIMOS DE ATRAVESSAMENTOS SOBRE OS ESTUDOS DE GASTON BACHELARD NO LIVRO “A POÉTICA DO DEVANEIO” E APONTAMENTOS DO TRABALHO SOBRE SI PRESENTES NA “DRAMATURGIA PESSOAL DO ATOR” DE WLAD LIMA, EM UMA CONFISSÃO POÉTICA, ONDE O CORPO HOMOSSEXUAL DO INTÉRPRETE CRIADOR DESTA CENA, EXPÕE SUAS VIVÊNCIAS DO CICLO DO AMOR EM DEVANEIOS TRANSVERSAIS ENTRE A POÉTICA PESSOAL E A DRAMATURGIA DO ATOR, DESENVOLVENDO UMA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA NARRADA DA PERSPECTIVA DAS PERSONAS (FRAGMENTOS POÉTICOS DA PERSONALIDADE DO INTERPRETE CRIADOR) EXTERIORIZADAS DURANTE O PROCESSO CRIATIVO, ENTENDENDO O DEVANEIO POÉTICO AUTOBIOGRÁFICO NA CRIAÇÃO CÊNICA COMO UM ATO NECESSÁRIO DE EMPODERAMENTO DE SI E RESISTÊNCIA.