Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

A LGBTIFOBIA PRESENTE NO INTERIOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO – RJ.

Palavra-chaves: PRÁTICAS, LGBTIFOBIA, DISCRIMINAÇÃO Comunicação Oral (CO) ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS
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Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI DESENVOLVIDO EM UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. BASEIA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO É A PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS (ALVES 2002). PARA A ANÁLISE DOS DADOS E LEITURA DAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS FOI UTILIZADO O PARADIGMA INDICIÁRIO DE CARLO GINZBURG (1989). OBSERVOU-SE QUE XS ALUNXS LGBTIS, SOFREM PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA ESCOLA QUE SE CONFIGURAM COMO LGBTIFÓBICAS, POR PARTE DE OUTRXS ALUNXS, PROFESSORXS E FUNCIONÁRIXS E TAMBÉM POR UMA DAS COORDENADORAS, POIS A MESMA SE REFERE A ELXS EM TOM OFENSIVO. COMO CONCLUSÃO LEVANTAMOS COMO PISTA QUE A MAIOR RECEPTIVIDADE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR COM RELAÇÃO A PESQUISA PARA ESTAR ARROLADA AO DESCONHECIMENTO DA DIREÇÃO EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DA TRANSGENERIDADE E A COMPLEXIDADE QUE A ENVOLVE, JÁ QUE O COLÉGIO RECEBEU ESTUDANTXS TRANSGÊNERXS. OUTRO INDÍCIO TAMBÉM COLHIDO, PORÉM, A PARTIR DO MÉTODO DE OBSERVAÇÃO, FORAM AS ATITUDES LESBOFÓBICAS DE UM INSPETOR QUE CHAMA A ATENÇÃO DE UM CASAL DE LÉSBICAS ABRAÇADAS NO PÁTIO, MAS DESCONSIDERA UM CASAL HETEROSSEXUAL ABRAÇADOS PRÓXIMO A ELE, NÃO CHAMANDO A ATENÇÃO DESTE CASAL. SENDO ASSIM, PODEMOS PERCEBER PISTAS, INDÍCIOS E SINAIS DE PRÁTICAS HOMOFÓBICAS E LESBOFÓBICAS OCORRENDO NA ESCOLA.

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